Exposições2
"Formas do Desejo": A cerâmica de Rafael no Museu Bordalo Pinheiro
Apresentação de cerca de 150 peças em faiança e um conjunto de desenhos, especialmente escolhidos da obra gráfica do artista, há muito encerrados nas reservas do museu.

15 Dez a 31 Mar 2019
A exposição, comissariada por Mariana Caldas de Almeida e Pedro Bebiano Braga, galardoada com uma menção honrosa pela APOM – Associação Portuguesa de Museologia – destaca as mais originais e representativas peças de faiança de Rafael Bordalo Pinheiro (1846-1905), pertencentes à coleção de cerâmica e de azulejo do Museu Bordalo Pinheiro.
A narrativa expositiva percorre três núcleos: as formas, funções e temas de cerca de 150 peças criteriosamente escolhidas pela sua originalidade e inovação. O visitante é convidado a refletir sobre conceitos como os de tradição e modernidade; criação artística e produção industrial; a construção de um gosto nacional. Estabelece-se, em paralelo, um diálogo entre a cerâmica e alguma obra gráfica do artista, evidenciando as suas relações intrínsecas e de influência mútua.
O azulejo, por sua vez, é apresentado como um conjunto diferenciado: assinalam-se as questões formais e funcionais próprias desta tipologia de peças, destacando-se as diferentes temáticas e de que modo elas se articulam com a restante obra artística de Rafael.
A exposição ocupa dois espaços do museu: a Galeria de Exposições Temporárias exibe as peças de cerâmica; a Sala de Cerâmica, no edifício principal, acolhe o azulejo. Desafia-se, assim, a um novo olhar sobre as peças de cerâmica artística, utilitária e azulejaria do artista, sublinhando a relação com a obra gráfica, a pintura e o recurso à fotografia, propondo, no seu todo, uma abordagem transversal à obra de Rafael Bordalo Pinheiro.
Visitas do comissário
Domingos, 11h00
10 fevereiro
17 março
É necessária inscrição prévia 5€
>> Mais informações