Ordem Internacional e Multilateralismo

As eleições legislativas em Taiwan: implicações para as relações no Estreito e para a Ásia Oriental, por Miguel Santos Neves

As eleições legislativas do passado dia 12 de janeiro para o sétimo Legislative Yuan culminaram numa vitória expressiva do Kuomintang (KMT) e numa derrota sem precedentes do partido do Governo, o Democratic Progressive Party (DPP). Estes resultados ultrapassaram as expectativas iniciais dos observadores, e representam um fracasso eleitoral do partido, mas sobretudo uma derrota pessoal do presidente Chen Shui-bian e da sua estratégia independentista, o que explica a sua demissão de presidente do DPP. Os resultados eleitorais podem explicar-se pela interação de diversos fatores, nomeadamente do efeito de desgaste da estratégia de tensão permanente e crescente entre Taiwan e a China; a performance menos positiva da economia de Taiwan; a multiplicação de escândalos de corrupção envolvendo o DPP e a estratégia de silêncio, contenção e não-interferência no processo eleitoral adotada por Pequim. Depois de explicar estes fatores, o presente texto analisa as implicações diversas do resultado das eleições.

Descarregar artigo
Data
desconhecido
OBS
NEVES, Miguel Santos - "As eleições legislativas em Taiwan: implicações para as relações no Estreito e para a Ásia Oriental". Lisboa: IEEI, s.d. págs.
Dimensão do suporte
3 págs.
Idioma
Português