Ordem Internacional e Multilateralismo

Reglas para el orden multilateral (Regras para a ordem multilateral), por Alexandra Barahona de Brito e Álvaro Vasconcelos

O presente documento afirma que a União Europeia e o Mercosul são os mais completos representantes da prevalência do princípio associativo sobre as tendências fragmentárias que se manifestam nos dois continentes. Considera que o modelo de integração aberta que os caracteriza contribui para a paz e a democracia, para a promoção do desenvolvimento partilhado, da solidariedade transnacional, e para a defesa do multilateralismo como sistema regulador e como modalidade prática do relacionamento entre os espaços e os Estados. Sustenta, por tudo isto, que uma parceria entre a União Europeia e o Mercosul pode dar um contributo particular para a estruturação do sistema internacional, e interferir assim, como agente ativo, na elaboração das suas regras.

Descarregar artigo
Data
1998-10-01
OBS
BRITO, Alexandra Barahona de; VASCONCELOS, Álvaro – (Regras para a ordem multilateral), por Alexandra Barahona de Brito e Álvaro Vasconcelos. Regular y democratizar el sistema global: Una asociación para el siglo XXI. . Instituto de Estudos Estratégicos e Internacionais: Lisboa (1998), pp. 29-35. págs.
Dimensão do suporte
7 págs.
Idioma
Espanhol