"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Personalidades

António Augusto da Rocha Peixoto

Distrito: Porto
Concelho: Póvoa de Varzim

Tipo de Património
Personalidades
Biografia

Nasceu na Póvoa do Varzim a 18 de Maio de 1866, e morreu em Matosinhos a 2 de Maio de 1909. Naturalista, etnógrafo e arqueólogo, foi uma das figuras marcantes da vida cultural portuguesa na transição do séc. XIX para o nosso século. Em 1891 secretaria a "Revista de Portugal" fundada por Eça de Queiroz, e onde já colaborava. Organizou o Gabinete de Mineralogia, Geologia e Paleontologia da Acadameia Politécnica do Porto. Colaborou nos jornais "O Século" e "O Primeiro de Janeiro" e em 1889, como redactor-chefe, é um dos impulsionadores da revista "Portugália", conhecida pela sua alta erudição nos domínios da arqueologia, da história, da antropologia e da etnografia. Foi director da Biblioteca Pública e Museu Municipal do Porto. Obras principais: "O Museu Municipal do Porto - História Natural" (1888), "Contribuições para a Etnografia Portuguesa" (1889), "Produtos Agrículas das Colónias Portuguesas" (1895), "As Olarias de Prado" (1900), "Os Cataventos" (1907) e "As Filigranas" (1908). A Câmara Municipal da Póvoa do Varzim, no Centenário do seu nascimento, iniciou a publicação das suas obras.

Fonte de informação
CNC / Patrimatic
Data de atualização
13/11/2008
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para o filme "Sirât"

Em parceria com o CENDREV - Centro Dramático de Évora, oferecemos convites duplos para assistir ao filme "Sirât", de Oliver Laxe, integrada no ciclo Take 1, com curadoria da Nitrato Filmes, no próximo dia 19 de junho, às 19h00, no Teatro Garcia de Resende, em Évora.

Visitas
127,467,415