"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Teatro

O Teatro Ribeiro Conceição de Lamego

País: Portugal
Distrito: Viseu
Concelho: Lamego

Tipo de Património
Teatro
Descrição

Uma Perspetiva Histórica

A arquitetura e o património teatral reserva-nos surpresas. Em Lamego, encontramos hoje, em plena atividade, o Teatro Ribeiro Conceição.

A fachada, datada de 1727, de certo modo não identifica a função de espetáculo e a salvaguarda da arquitetura interna inerente. E no entanto, o Teatro em si mesmo conserva a traça, a estrutura e o ambiente das salas de espetáculo de inícios do século passado, designadamente nos camarotes.

Trata-se do edifício construído para albergar, na época, o Hospital da Misericórdia de Lamego. Aí se manteve até 1882, ano em que lá se instala o quartel de bombeiros. Mas por pouco tempo: em 1897 um incêndio atingiu o interior. O edifício encerra então, mantendo a ruína, durante décadas, no centro da cidade. E mais extraordinário ainda, a fachada original, apesar de todas estas ocorrências, conservou mais ou menos na sua traça original, marcando então como hoje o centro da cidade…

Até que em 1924, um benemérito local, Comendador José Ribeiro Conceição, adquire em hasta pública o edifício semi-arruinado para o transformar em sala de espetáculos. E assim temos em 1929 o Teatro Ribeiro  Conceição, com a estrutura e a fachada mais ou menos original, ainda marcadamente setecentista nas três ordens de janelas, de certo modo inesperadas num já então cine-teatro, no interior restaurado na funcionalidade que na época ainda marcava as salas de espetáculo,  no caso concreto, reforçada pela adaptação de  um edifício anexo.

Todo este conjunto é então inaugurado como teatro em 2 de fevereiro de 1929. Curiosamente, o interior, na escadaria de acesso à sala de espetáculos propriamente dita, manteve reminiscências decorativas que evocam a origem funcional do edifício. E, tal como noutro lado escrevi, “a fachada lateral merece também destaque, pois o conjunto de quatro portas em arcada de acesso elevado, servidas por escada nobre e encimadas por janelões correspondentes, também em arco, conferem uma linha arquitetónica, essa sim, mais adequada à vocação teatral, no duplo termo, do edifício”. (cfr. “De Volta aos Teatros”, ed. Livraria Civilização Editora 2008, pág. 67).

É interessante este critério de arquitetura de espetáculo, sobretudo se tivermos em conta a recuperação do palco e a aplicação de tecnologias de cena, digamos assim, que permitem uma maior rentabilização artística e de público. Renovaram-se por completo as áreas anexas e complementares ao espetáculo em si: palco tecnologicamente equipado, novos camarins, sala de ensaios, estúdio, zona de exposições autónoma e foyer.

Mas insista-se: a sala, em si mesma, mantém a estrutura, a arquitetura e a decoração originais, com plateia e duas ordens de camarotes, numa lotação total de cerca de 370 lugares. E sobretudo, mantém a atividade teatral-cultural, até hoje.

Resta acrescentar que Lamego tem uma tradição de arquitetura teatral pelo menos desde o século XIX, consagrada num Teatro Lamecense inaugurado em 1841, com plateia, camarotes, superior e geral, que ainda existia no princípio do século XX.

 Mas mais do que isso: segundo Vergílio Correia, Lamego terá “um capítulo especial na história do movimento artístico português”. (in. “Artistas de Lamego” – Coimbra 1923).   

 

DUARTE IVO CRUZ

Modo de funcionamento

Bilheteira / Receção

Telefone: +351 254 600 070
Telemóvel: +351 962 116 119
Horário: de terça a domingo, das 13h00 às 19h00; Dias com espetáculos, das 13h00 às 22h00
Outros contactos:
Departamento de Programação: programacao.trc@gmail.com
 
Serviço Educativo: servico.educativo.trc@gmail.com
 
Departamento Técnico: tecnica.trc@gmail.com 
Departamento de Imagem e Comunicação: imagem.trc@gmail.com
Morada
Largo Camões
5100-211 Lamego
Telefone
(+351) 254 600 070
Fonte de informação
Duarte Ivo Cruz
Data de atualização
09/11/2016
Agenda
Ver mais eventos
Visitas
91,300,254