"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Património Material

Igreja da Misericórdia

Distrito: Viseu
Concelho: Mangualde

Igreja da Miseric?rdia
Tipo de Património
Património Material
Classificação
Imóvel de Interesse Público
Proteção Jurídica
Decreto nº 129/77 de 29-09.
Identificação Patrimonial
Monumento/Edifício
Época(s) Dominante(s)
Moderna (Séc. XV a XVIII)
Tipologia original
Arquitectura Religiosa - Igreja
Áreas Artísticas
Arquitectura Religiosa, Azulejaria, Escultura, Pintura
Proprietário/Instituições responsáveis
Santa Casa da Misericórdia de Mangualde
Descrição

Esta igreja foi edificada em 1724 e reflecte o classicismo da época através das suas linhas sóbrias. No entanto, no lado sul, exibe uma varanda portuguesa muito em uso nas construções solarengas dos sécs.XVII e XVIII; a varanda é toda em pedra, de altas colunatas, dando à parte externa da Misericórdia o aspecto de uma residência senhorial. O interior é bastante harmonioso e as paredes dos lados norte e sul do corpo central são revestidas de ricos painéis de azulejo da fábrica do Rato; estes painéis representam as Bodas de Caná (lado direito) e o Milagre da Multiplicação dos Pães (lado esquerdo). O púlpito é considerado uma das mais belas peças desta igreja, apresentando as suas três faces delicadas estilizações renascentistas, no esbatido do seu ouro. Digno de menção é o tecto da Capela-Mor, formado por quinze painéis, referentes aos episódios da vida da Mãe de Jesus, actualmente considerados uma obra da escola italiana do séc.XVIII. A sua luz é muito intensa, assim como o seu colorido e a perfeição das figuras, cujos modelos não são, certamente, portugueses. O panejamento e toda a técnica utilizada no esboçar das figuras fazem concluir que deve tratar-se de uma obra executada por pintor da decadência da Renascença italiana.

Núcleos mais importantes

Tecto da capela-mor formado por quinze painéis referentes a diversos episódios da vida da Mãe de Jesus, hoje considerados uma obra da escola italiana do séc.XVIII.

Estado de Conservação
Intervenções e Restauros

O telhado foi substituído em 1983 ('), tendo sido uma obra a cargo dos Edifícios e Monumentos Nacionais, do Ministério das Obras Públicas. A Misericórdia mandou restaurar a grande tela da "Visitação a Santa Isabel".

Morada
Largo da Misericórdia
3530
MANGUALDE
Fonte de informação
CNC / Patrimatic
Bibliografia

ALVES, Alexandre, A Igreja da Santa Casa da Misericórdia de Mangualde, Mangualde, 1993.

LOPES, Flávio (coord.), Património Classificado - Arquitectónico e Arqueológico - inventário, vol. III, Lisboa, IPPAR, 1993.

SILVA, Valentim, Monografia do Concelho de Mangualde, Mangualde, [s.d.].

Data de atualização
22/04/2010
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

"Nora Helmer" no Teatro Aberto

Em parceria com o TEATRO ABERTO oferecemos 10 convites duplos para a sessão de dia 9 de maio (sexta-feira), às 21h30. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
106,876,549