"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Património Material

Igreja de S. Francisco, matriz de S. Sebastião

Distrito: Faro
Concelho: Loulé

Tipo de Património
Património Material
Identificação Patrimonial
Monumento/Edifício
Época(s) Dominante(s)
Moderna (Séc. XV a XVIII)
Valor patrimonial
Valor Artístico
Estilo(s)
Renascença, Barroco
Descrição

A atual Igreja de São Francisco foi erigida no século XVIII a partir da remodelação e ampliação da quinhentista Ermida de São Sebastião.
A capela-mor, da largura da nave central, possui um retábulo de talha barroca da autoria do mestre entalhador João Amado. Nas paredes laterais da ousia foram construídos nichos em talha, já inexistentes, destinados a acomodar as imagens em roca da Procissão das Cinzas.
A fachada, em torno da qual foi decisiva a reorganização urbanística do largo adjacente, é atualmente a simbiose de elementos artísticos diversificados, alguns barrocos, outros de feição manuelina, estes últimos reaproveitados da primitiva Ermida de São Sebastião.
Do seu interior, destaca-se, colocado no retábulo mor, o sacrário em talha. Trata-se de um exemplar único na região algarvia que apresenta a forma de pelicano de asas abertas e com o bico a rasgar o peito. Na base estão três crias que se alimentam da torrente de sangue que jorra do peito da progenitora. Consta que é proveniente do Convento de Santo António, desconhecendo-se o responsável pela sua execução.
No que diz respeito à imaginária, salientam-se as imagens de São Francisco (110 cm x 30 cm) e de São Sebastião (100 cm x 30 cm), ambas do século XVIII.

Morada
Largo de S. Francisco
8100 Loulé - S. Sebastião
Fonte de informação
Câmara Municipal de Loulé
Bibliografia

CARRUSCA, Susana, Loulé: Património Artístico. Loulé, Câmara Municipal, 2001,p. 101 -102; 119.

OLIVEIRA, Ataíde, Monografia do Concelho de Loulé. 4.ª ed., Faro, Algarve em Foco, 1998, p. 110-118.

Data de atualização
18/04/2016
Agenda
Exposições

"Filhos de 74"

APOIARTE - Casa do Artista 12 Abr a 30 Jun 2024

Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

"A GRANDE VIAGEM 2: ENTREGA ESPECIAL"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para as antestreias agendadas para 21 de abril (domingo) às 11h00, em Gaia e Lisboa. Participe e habilite-se a ser um dos felizes contemplados!

Passatempo

Ganhe convites duplos para o ciclo de cinema da ANIMar 19

Em parceria com a Solar - Galeria de Arte Cinemática, oferecemos convites duplos para as próximas sessões de cinema da ANIMar 19 no Teatro Municipal de Vila do Conde, onde serão exibidos os filmes "Pesca do Bacalhau", "Å Seile Sin Egen SJØ (Vida Costeira)", "A Extraordinária Aventura do Zéca" e "Até Amanhã, Mário".

Passatempo

Ganhe convites para a peça "A LIBERDADE É UMA MALUCA"

Em parceria com o Teatro do Bairro, oferecemos convites duplos para uma peça escrita e encenada por Hugo Mestre Amaro que, evidenciando o impacto de algumas decisões políticas e ocorrências sociais no contexto da vida privada, constitui uma sátira que intenta ser um retrato de um Portugal herdeiro, nestas últimas cinco décadas, da Revolução dos Cravos. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
90,674,683