"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Património Material

Igreja Matriz de São Sebastião (Boliqueime)

Distrito: Faro
Concelho: Loulé

Tipo de Património
Património Material
Identificação Patrimonial
Monumento/Edifício
Valor patrimonial
Valor Artístico
Estilo(s)
Manuelino/Rococó
Descrição

O templo primitivo localizava-se na antiga povoação de Boliqueime, hoje designada por “Povo Velho”.
No início do século XVI seria apenas uma ermida pertencente à freguesia de S. Clemente de Loulé. Nas décadas seguintes procede-se à ornamentação interior e adquirem-se as alfaias necessárias para o culto. Nesta fase é adquirido um retábulo de madeira pintado com São Sebastião, Santo António, a Tentação e a Visitação.
Após a elevação a sede de freguesia, provavelmente durante a década de quarenta do século XVI, assiste-se à reconstrução do templo, que passa a ter três naves. Parece ter adotado o estilo manuelino.
Foi um dos edifícios mais afetados pelo terramoto de 1755, ficando destruído na totalidade. Julga-se que, logo no ano seguinte, foi começada a construção de uma nova Igreja Matriz. Em 1759 o novo templo encontrava-se concluído, tendo-se colocado esta data no fecho do portal principal.
Nos anos imediatos à conclusão da Igreja, a Confraria da Nossa Senhora das Dores mandou revestir de talha a capela lateral que lhe foi cedida na nave do templo. No retábulo adotou-se o formulário rococó.
O atual núcleo de escultura religiosa existente no templo é composto por vinte e sete imagens de madeira dos séculos XVI e XIX, destacando-se a Nossa Senhora e o Menino (36cm x 12cm), proveniente da primitiva Ermida de São Sebastião de Boliqueime.
Do espólio pictórico salientam-se duas telas emolduradas, uma representando Nossa Senhora ao pé da cruz com Cristo morto nos braços e outra da Nossa Senhora da Conceição.

Morada
Rua Dr. João Ramos Batista Faísca
8100-070 Boliqueime
Fonte de informação
Câmara Municipal de Loulé
Bibliografia
LAMEIRA, Francisco, Igreja Matriz de São Sebastião Boliqueime. Loulé, Câmara Municipal, 1999.
Data de atualização
18/04/2016
Agenda
Exposições

Pés de Limão

Museu do Quartzo, Mosteiro de Grijó e Go Romaria Cultural 13 Jul a 28 Jul 2024

Passeios e Visitas

Lisboa Moderna

Museu de Lisboa - Palácio Pimenta 13 Jul 2024  |  10h00

Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para o festival Curtas Vila do Conde

Em parceria com o Curtas Vila do Conde, oferecemos convites duplos para as sessões de cinema a decorrer dia 13 de julho, no Teatro Municipal de Vila do Conde, onde serão exibidos os filmes "O Segredo dos Perlimps", "Uma Imagem Permanente" e "Estamos no Ar".Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
94,059,717