"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Cinema e Vídeo

Aurora, no caminho da igualdade - Mostra Final

Aurora, no caminho para a igualdade apresenta um ciclo de programação multidisciplinar sobre os valores e as conquistas de abril e o papel da mulher à luz dessas conquistas, por forma a encontrar novos caminhos na luta pela igualdade de género, que envolve artistas, cultores e estudantes do secundário.

29 Mai a 31 Mai 2024

Teatro da Palmilha Dentada - o Lugar
Tv. das Águas 125, 4000-099 Porto
Preço
Entrada livre
De 29 a 31 de maio, Aurora, no caminho para a igualdade programa o ciclo de encerramento, com partilha e reflexão sobre o projeto, apresentação de 2 filmes e realização de conversas.

Aurora, no caminho para a igualdade é um projeto Pé de Cabra e tem o apoio do Programa «Arte pela Democracia», promovido pela Comissão Comemorativa 50 anos 25 de Abril em parceria com a DGArtes.

Participam no projeto as Escolas Públicas (três delas inseridas no Programa Territórios Educativos de Intervenção Prioritária): AE Pedrouços, Maia, ES São Pedro da Cova, Gondomar, AE Rodrigues de Freitas, Porto, e ES João Gonçalves Zarco, Matosinhos. No ano letivo de 2023/24, alunas/os destas escolas desenvolveram trabalho artístico, por meio de oficinas de vídeo, fotografia e ilustração, orientadas por Paula Preto (fotografia), Sónia Borges (ilustração) e Espectro Visível - Vanessa Fernandes e Ivo Reis (audiovisual e multimédia).

. Mostra Final | 29 maio | 15h | Trabalhos de alunas/os: fotografia e vídeo. Com a participação de alunas/os e de Samuel Guimarães;
. Cinema | 30 maio | 16h | “Trabalhos de Canto”, de Regina Guimarães e Saguenail (Hélastre). Dá a conhecer um grupo feminino de cante alentejano, os seus testemunhos sobre os períodos da ditadura e da revolução de abril, e as suas vivências no trabalho do campo antes e aquando da reforma agrária. Com a presença dos autores e do Grupo Coral Feminino de Viana do Alentejo;
. Cinema | 31 maio | 19h | “Elas também estiveram lá”, de Joana Craveiro (Teatro do Vestido). Um documentário poético sobre a invisibilidade das mulheres em acontecimentos históricos - a ditadura portuguesa de 1926-1974 e o processo revolucionário de 1974-75. Com a participação de mulheres que "estiveram lá".
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Visitas
108,924,052