"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Falecimento de Percival Noronha (1923-2019)

O mais prolífico autor sobre a História de Goa, designadamente sobre as relações entre as culturas portuguesa e indiana, faleceu em Pangim com 96 anos.


Estudioso e investigador da História, Património Cultural e Astronomia, Percival de Noronha foi agraciado pela República Portuguesa com a comenda da Ordem do Mérito que lhe foi imposta pelo Presidente do Centro Nacional de Cultura, em nome do Presidente da República, Prof. Aníbal Cavaco Silva.

Teve lugar no dia 1 de setembro de 2014, na residência do Cônsul-Geral em Goa, Dr. António Sabido Costa, a condecoração ao Senhor Percival Noronha com o grau de Comendador da Ordem de Mérito em virtude dos altos serviços prestados à divulgação e defesa da cultura de língua portuguesa e da identidade indo-portuguesa em Goa. Na ocasião, o Presidente do Centro Nacional de Cultura, Dr. Guilherme d’Oliveira Martins que impôs as insígnias em nome do Presidente da República, salientou a persistência e determinação de Percival Noronha, não apenas em Goa mas também nas principais Universidades portuguesas onde realizou cursos e conferências sobre a cultura indo-portuguesa. O Cônsul-Geral associou-se à homenagem salientando a grande honra que sentia pela concretização de tão justo ato. O agraciado respondeu dizendo que apesar da sua idade mantinha grande empenho em prol da defesa de um património tão rico.

Agenda
Exposições

"Filhos de 74"

APOIARTE - Casa do Artista 12 Abr a 30 Jun 2024

Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

"A GRANDE VIAGEM 2: ENTREGA ESPECIAL"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para as antestreias agendadas para 21 de abril (domingo) às 11h00, em Gaia e Lisboa. Participe e habilite-se a ser um dos felizes contemplados!

Passatempo

Ganhe convites duplos para o ciclo de cinema da ANIMar 19

Em parceria com a Solar - Galeria de Arte Cinemática, oferecemos convites duplos para as próximas sessões de cinema da ANIMar 19 no Teatro Municipal de Vila do Conde, onde serão exibidos os filmes "Pesca do Bacalhau", "Å Seile Sin Egen SJØ (Vida Costeira)", "A Extraordinária Aventura do Zéca" e "Até Amanhã, Mário".

Passatempo

Ganhe convites para a peça "A LIBERDADE É UMA MALUCA"

Em parceria com o Teatro do Bairro, oferecemos convites duplos para uma peça escrita e encenada por Hugo Mestre Amaro que, evidenciando o impacto de algumas decisões políticas e ocorrências sociais no contexto da vida privada, constitui uma sátira que intenta ser um retrato de um Portugal herdeiro, nestas últimas cinco décadas, da Revolução dos Cravos. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
90,672,245