Notícias
Falecimento de Percival Noronha (1923-2019)
O mais prolífico autor sobre a História de Goa, designadamente sobre as relações entre as culturas portuguesa e indiana, faleceu em Pangim com 96 anos.
Estudioso e investigador da História, Património Cultural e Astronomia, Percival de Noronha foi agraciado pela República Portuguesa com a comenda da Ordem do Mérito que lhe foi imposta pelo Presidente do Centro Nacional de Cultura, em nome do Presidente da República, Prof. Aníbal Cavaco Silva.
Teve lugar no dia 1 de setembro de 2014, na residência do Cônsul-Geral em Goa, Dr. António Sabido Costa, a condecoração ao Senhor Percival Noronha com o grau de Comendador da Ordem de Mérito em virtude dos altos serviços prestados à divulgação e defesa da cultura de língua portuguesa e da identidade indo-portuguesa em Goa. Na ocasião, o Presidente do Centro Nacional de Cultura, Dr. Guilherme d’Oliveira Martins que impôs as insígnias em nome do Presidente da República, salientou a persistência e determinação de Percival Noronha, não apenas em Goa mas também nas principais Universidades portuguesas onde realizou cursos e conferências sobre a cultura indo-portuguesa. O Cônsul-Geral associou-se à homenagem salientando a grande honra que sentia pela concretização de tão justo ato. O agraciado respondeu dizendo que apesar da sua idade mantinha grande empenho em prol da defesa de um património tão rico.