"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Anunciados os “7 Mais Ameaçados” em 2024

A lista dos 7 monumentos e sítios patrimoniais mais ameaçados da Europa para 2024 já foi anunciada pela Europa Nostra, a voz europeia da sociedade civil empenhada no património cultural e natural, e pelo Instituto do Banco Europeu de Investimento.

Os “7 Mais Ameaçados” em 2024, são:

Habitação Operária de Courées, FRANÇA
Ilhas Cíclades, nomeadamente Sifnos, Serifos e Folegandros, GRÉCIA
Igreja de São Pedro em Gessate, Milão, ITÁLIA
Sinagoga de Siena, ITÁLIA
Casa do Exército Popular Jugoslavo em Šabac, SÉRVIA
Igreja Ortodoxa Grega de São Geórgios, em Altinözü, TURQUIA
Porta de Ferro de Antioquia, em Antakya, TURQUIA

O anúncio foi feito num evento online que contou com a presença de representantes dos sítios selecionados, que atraiu participantes de toda a Europa e não só. Guilherme d’Oliveira Martins esteve entre os participantes.

Após o Convento de Jesus em Setúbal ter feito parte, em 2013, da lista da primeira edição dos “7 monumentos e sítios mais ameaçados na Europa”, Portugal integrou em 2014 a segunda edição do programa com os Carrilhões do Palácio Nacional de Mafra.

A lista deste ano inclui dois locais na província de Hatay, na Turquia, que foram fortemente danificados pelo terramoto devastador de 6 de fevereiro de 2023, que causou graves perdas humanas e patrimoniais em toda a região, bem como um edifício religioso em Siena, em Itália, que sofreu danos estruturais em resultado de um terramoto ocorrido no mesmo mês.

Direção da Europa Nostra escolheu os finalistas de entre os 11 monumentos e sítios patrimoniais de nove países previamente selecionados pelo painel de especialistas do Programa “7 Mais Ameaçados”. As nomeações dos locais foram apresentadas por organizações membros, organizações associadas e membros individuais da Europa Nostra.

A seleção dos 7 sítios foi feita com base na importância patrimonial e no valor cultural de cada um deles, bem como no grave perigo que enfrentam atualmente. O nível de envolvimento das comunidades locais e o empenhamento das partes interessadas públicas e privadas (incluindo a entidade responsável pela proposta de inscrição) em salvar estes sítios foram considerados valores acrescentados cruciais. Outro critério de seleção foi o potencial destes sítios para atuarem como catalisadores de um desenvolvimento socioeconómico sustentável.

Os “7 Mais Ameaçados” selecionados serão elegíveis para um subsídio do Banco Europeu de Investimento (BEI) de até 10.000 euros por local. Este subsídio poderá, por exemplo, apoiar uma atividade destinada a assegurar a salvaguarda dos 7 sítios incluídos na lista final de 2024.

Equipas de peritos em representação da Europa Nostra e do Instituto do Banco Europeu de Investimento, juntamente com as organizações que propuseram os 7 sítios selecionados e outros parceiros, irão agora recolher informações e reunir-se com as principais partes interessadas para avaliar os sítios e emitir um relatório técnico e financeiro com recomendações de ação.

O Vice-Presidente Executivo da Europa Nostra, Guy Clausse, declarou: “A lista de 2024 dos “7 Mais Ameaçados” inclui três sítios gravemente danificados por catástrofes naturais, bem como sítios patrimoniais ameaçados de demolição, desenvolvimento inadequado ou falta de financiamento. Juntamente com os nossos parceiros (europeus e nacionais), forneceremos conhecimentos técnicos especializados, identificaremos possíveis fontes de financiamento e mobilizaremos a nossa vasta rede para apoiar os esforços das comunidades locais no sentido de salvar estes sítios. É nossa responsabilidade comum preservar e valorizar o nosso património comum. O nosso património é fundamental para a construção de uma Europa mais sustentável, inclusiva e pacífica.”

O Diretor e Presidente do Instituto do Banco Europeu de Investimento, Shiva Dustdar, afirmou: “Quando a catástrofe atingiu a Turquia e a Síria, bem como Itália, no ano passado, o Grupo BEI, através do Instituto, esteve presente para prestar ajuda e apoio de emergência. Agora, com a iniciativa “Os 7 Mais Ameaçados” 2024, disponibilizaremos os nossos conhecimentos especializados, através do pessoal ativo e reformado, a três locais danificados por estas catástrofes. Este facto ilustra a parceria vantajosa para todos entre uma organização da sociedade civil dinâmica e o Grupo BEI. Além disso, ajuda a identificar os locais que poderão, em última análise, beneficiar do apoio consultivo e financeiro do Grupo BEI. Orgulhamo-nos de ter renovado recentemente o nosso acordo de parceria com a Europa Nostra através deste programa emblemático.”

>> Saiba mais AQUI 

 
Abertas as nomeações para o Programa “Os 7 Mais Ameaçados” 2025

Se conhece algum monumento importante na Europa que esteja em perigo de extinção, candidate-o ao Programa “7 Mais Ameaçados” 2025 e junte-se a nós nos nossos esforços para salvar o nosso património! Tanto o património material como o imaterial são elegíveis para o programa, independentemente de serem propriedade pública ou privada.

Pode apresentar uma candidatura ao programa com o apoio de uma organização membro ou associada da Europa Nostra ou tornando-se membro individual da Europa Nostra.

Para mais informações e candidaturas online, visite www.7mostendangered.eu

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia de ORIGIN, DESIGUALDADE E PRECONCEITO

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para a antestreia do filme "ORIGIN" - drama da realizadora Ava DuVernay, nomeado ao Leão de Ouro no festival de Veneza. A antestreia realiza-se em Gaia e Lisboa, no próximo dia 29 de maio, às 21h30. Participa e habilite-se a ser um dos felizes contemplados!

Visitas
92,242,164