"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Visitas/Observações

Exposições na Galeria Municipal Artur Bual

A Galeria Municipal Artur Bual inaugura, no próximo sábado (dia 5 de setembro), pelas 17 horas, uma exposição de pintura de Gil Teixeira Lopes e a exposição Zero Figura - Homenagem Informal ao artista.

5 Set a 18 Out 2015

Galeria Municipal Artur Bual
R. Luís de Camões, n.º 2, Venteira - 2700-535 Amadora

Este espaço será, assim, preenchido, até ao dia 18 de outubro, com obras do mestre pintor Gil Teixeira Lopes que, ao longo da sua vasta e notável carreira, também assegurou um lugar de destaque nas áreas da gravura e da escultura nacionais.

Em simultâneo, e como já referido, serão também apresentados inúmeros trabalhos (133 pequenas telas) feitos na dimensão Zero Figura por diversos outros artistas, amigos, ex-alunos e admiradores da sua obra que quiseram prestar uma homenagem informal ao artista.

Nas pequenas telas, podem ser apreciadas diversas áreas artísticas: pintura, escultura, gravura, fotografia, poesia.

 

Na inauguração, haverá dois momentos de animação:

Concerto de violino por Saúl Falcão e Performance Multimedia pelo Coletivo Cidade Imaginária

A inauguração pode ser acompanhada através da internet por livestream, no site tvamadora.com

 

O “0 (Zero) Figura” representa a manifestação de artistas de todas as áreas, feita numa pequena tela, através de uma mensagem a um homenageado em diversas expressões artísticas.

Esta manifestação artística surgiu na Europa, nas primeiras décadas do século XX, em Espanha e França. Os trabalhos que iam sendo feitos eram depois expostos em pequenos cafés de Paris, Barcelona ou Madrid, locais de tertúlias, onde os artistas trocavam experiências e conhecimentos.

Ao longo dos anos, muitos artistas foram sendo homenageados por outros artistas. Em Portugal, este género de homenagem foi introduzido pela cidade da Amadora, em 1985, com uma homenagem a Artur Bual a que se seguiram Laranjeira Santos, José Pádua, José Ruy e outros artistas.

 

As duas exposições podem, e devem, ser visitadas até ao dia 18 de outubro, todos os dias (exceto à 2ª feira), das 10 às 18 horas.

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Visitas
110,397,144