"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Mercados e Feiras

Mira Maia Shopping com artesanato urbano em destaque até novembro

Pintura, transferência fotográfica, vestuário, bordados, crochê, trapilho, cristais, gesso perfumado, velas e fumeiros serão algumas dos ofícios em mostra, a partir desta sexta-feira

8 Abr a 6 Nov 2022

Mira Maia Shopping
Estrada Real, nº95, Lugar das Guardeiras 4470-274 Moreira – Maia
Preço
Entrada livre
 
Durante os próximos oito meses, e em datas diferenciadas, o Mira Maia Shopping acolherá uma Mostra de Artesanato Urbano, que ocupará o corredor da entrada principal (Piso 0) do Centro Comercial. A edição inaugural arranca já esta sexta-feira, funcionará durante o horário do complexo e terá o seu término na noite de domingo (dia 10).

A iniciativa repetir-se-á ainda este mês, de 29 a 1 de maio, e igualmente em junho (de 3 a 5), julho (de 22 a 24), agosto (de 5 a 7), setembro (de 2 a 4), de 30 de setembro a 2 de outubro, e ainda em novembro (de 4 a 6).

“Nesta mostra teremos presente uma variedade assinalável de artesãos, que nos contemplarão com o que de melhor sabem fazer, com dedicação e amor”, refere Helena Amado, que está à frente da organização da mostra e que é também uma das artesãs.

Morada das Artes, Boho-tastic, Trapilho com Arte, Adriana Soarez e Anabela Guimarães, Mimos Embrulhados, Artes da Helena – artesanato variado, Manuela Pinto e Fumeiro Tradicional d’António são os expositores que inauguram a primeira edição.

Em destaque na Mostra de Artesanato Urbano do Mira Maia Shopping estarão misteres como a pintura, o crochê, o trapilho, os cristais, o gesso perfumado, a transferência fotográfica, as velas, o vestuário e o fumeiro (enchidos, queijos, etc.).

“Ser artesão é transformar sonhos em realidade, criando arte com as mãos e com o coração. Um artesão não vê uma máquina de costura, vê uma máquina de sonhos, onde o artesanato é inspiração, transpiração e amor!”, sublinha Helena Amado, a respeito do evento, que conhecerá diferentes artes e ofícios durante os oito meses que se manterá na agenda de atividades do Mira Maia Shopping.

O Centro Comercial maiato, recorde-se, tem a decorrer até 29 deste mês uma exposição de fotografia na sua Galeria de Arte, da autoria da fotógrafa Joana Dionísio. “And the shape of things disappeared for a while” é o título da mostra, que resulta da “contrariedade de sentimentos que surgiram” após a morte do pai da autora, formada em Tecnologias da Comunicação Audiovisual, na especialidade de fotografia (e master na variante artística e documental).

Do turbilhão de emoções, que conduziram Joana Dionísio a “refletir acerca das limitações da existência humana”, resultou um conjunto de fotografias que procura “olhar para a forma como lidamos com a perda de alguém que nos e? próximo e com a consciência da nossa própria finitude”.

Os conceitos que a artista explora assumem, com frequência, uma forte vertente autobiográfica, enveredam por temas como a memória e o arquivo, que nos conduzem, por sua vez, a uma reflexão sobre a forma como o ser humano se relaciona consigo e com o mundo.

Datas da Mostra de Artesanato Urbano do Mira Maia Shopping:
• de 8 a 10 de abril
• de 29 de abril a 1 de maio
• de 3 a 5 de junho
• de 22 a 24 de julho
• de 5 a 7 de agosto
• de 2 a 4 de setembro
• de 30 de setembro a 2 de outubro
• de 4 a 6 de novembro

Sobre o Mira Maia Shopping:
Inaugurado em 2009, o Mira Maia Shopping posiciona-se como um espaço único e diferenciador, com uma vasta oferta de espaços comerciais que privilegiam uma relação de proximidade com os seus visitantes. Estendendo-se por 19 mil metros de área bruta locável, é um espaço pensado para toda a família, com uma praça de restauração diversificada e insígnias de referência. Conta com cerca de 850 lugares de estacionamento e excelentes acessos, e está próximo do Aeroporto Francisco Sá Carneiro.
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
91,151,724