Teatro
A Fada Oriana
A partir do conto de Sophia de Mello Breyner Andersen, um espetáculo do Teatro TapaFuros em cena no Centro Cultural Olga Cavadal, em Sintra, nos dias 3 (16h) e 4 de dezembro (11h).

3 Dez a 4 Dez 2016
Sinopse:
Num quarto de Poeta.
‘’(...) O mundo está desencantado. Quero ir para a cidade e quero tornar-me igual aos outros homens.(...) Assim diz o poeta e assim faz: No seu quarto nove malas já estão feitas, de formatos e cores diversas, com mundos lá fechados e a descobrir, é só abrir! Mas batem à porta,agora? Uma menina amiga, de há muito, imaginou-a sempre o Poeta com asas, vem despedir-se... é tempo de ir, tempo que sempre falta, cada vez mais! Mas a menina de olhos sonhadores mira e remira cada mala ou malinha. A curiosidade nunca matou o gato, ela sabe, e por isso já vai abrindo uma, tinha o poeta só virado costas para olhar paisagem. E tudo se tranforma!
Partindo da própria dramaturgia apontada pelo conto, a proposta do Teatro TapaFuros, nesta nova criação 2016-2017 para o público infanto-juvenil, será mergulhar no universo de mil possibilidades que nos oferece o teatro de objectos ou de formas animadas. De 9 malas, correspondentes aos 9 capítulos d’ A Fada Oriana, saltam infindáveis objectos que se tranformam a olhos vistos para irem contando a estória: será esta escova o porco espinho? E um lenço preto tranformou-se na andorinha? Fadas aparecem, vindas do nada, terra fértil para a imaginação! Previlegiaremos também o uso de fantoches contruídos para o efeito e com intenção de realçar a beleza da narrativa. O conto será trabalhado quase na íntegra numa perspectiva de enaltecimento, com recurso ao encanto da oralidade, do valor e riqueza da palavra da Poeta Sophia, com música original e ao vivo. A presença e performance de um actor e uma actriz contribuirão para tornar A Fada Oriana um espectáculo total e uma experiência inolvidável para o público escolar bem como para toda a família. Todos convidados pelo Teatro TapaFuros a espreitar em segredo A Fada Oriana! Porque ela se esconde e, quase quase sem repararmos, vai adoçando nosso caminho...
Rui Mário
Ficha Artística:
Encenação: Rui Mário
Música Original: Pedro Hilário
Interpretação:Pedro Hilário; Rui Mário; Susana João
Objectos de Cena: Júlio Almas
Imagem: Sofia Saraiva
Marioneta "Fada Oriana": Granum
Assistência de Produção: Paula Gil; Samuel Saraiva
Produção: Teatro TapaFuros
Classificação: M/6
Duração:45 mn
Bilhetes - Locais de venda:
CENTRO CULTURAL OLGA CADAVAL
Terça-feira a Sábado das 13h00 às 18h00.
Nos dias de espetáculo, uma hora antes do seu início.
Encerra à Segunda-Feira, Domingos e Feriados.
Informações: 21 910 71 18
Reservas: CENTRO CULTURAL OLGA CADAVAL
Através do telefone 219107118 ou pessoalmente. As reservas são válidas por 3 dias (incluindo o próprio dia), e poderão ser efetuadas e levantadas até 48h antes do início de cada espetáculo. O levantamento é feito ao balcão da nossa bilheteira.