"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Cinema e Vídeo

Prémios Sophia entregues a 15 de maio no CCB

Sob o tema “Projetar o presente, imaginar o futuro”, a Academia Portuguesa de Cinema volta a distinguir as melhores produções do cinema nacional. O evento terá lugar no CCB, com emissão em direto na RTP2. A 15.ª edição terá duas novas categorias: Melhor Filme de Comédia e Melhor Filme Iberoamericano.

15 Mai 2026  |  18h00

Centro Cultural de Belém
Praça do Império, 1449-003 Lisboa
A Academia Portuguesa de Cinema (APC) promove a 15.ª edição dos Sophia, dedicado às melhores produções do cinema nacional, este ano sob o tema “Projetar o presente, imaginar o futuro”. A entrega dos galardões terá lugar a 15 de maio, no CCB – Centro Cultural de Belém, numa cerimónia com emissão em direto na RTP2. A primeira fase de votações, exclusiva a membros da Academia e que determinará os nomeados nas diversas categorias, abre já no início de fevereiro.

A edição deste ano traz algumas novidades, entre elas a criação de duas novas categorias: Melhor Filme de Comédia e Melhor Filme Iberoamericano.

“Os Prémios Sophia celebram, em 2026, a vitalidade e o reconhecimento internacional do cinema português, mas convidam também a pensar o seu futuro com ambição e responsabilidade cultural. Num momento em que a relação com o público e o fecho de salas de cinema colocam desafios importantes, a Academia reafirma a sua missão de divulgar, promover e valorizar o cinema português”, sublinha Carla Chambel, presidente da Academia Portuguesa de Cinema.

O anúncio oficial dos nomeados está marcado para 27 de março. Neste evento serão também entregues, antecipadamente, os Sophia de Arte & Técnica, Melhor Filme Europeu, Melhor Filme Iberoamericano, Melhor Cartaz e Melhor Trailer. Será ainda anunciado o nome da personalidade distinguida em 2026 com o Prémio Sophia de Carreira.

“‘Projetar o presente, imaginar o futuro’ é pensar o cinema português na sua capacidade de existir também para lá das suas fronteiras, sem perder densidade, risco ou identidade. Essa projeção constrói-se num espaço partilhado entre quem faz filmes e quem os vê, numa relação de atenção e diálogo. É esse movimento comum que a cerimónia dos Prémios Sophia propõe pensar e celebrar”, acrescenta Frederico Corado, vice-presidente da Academia Portuguesa de Cinema e diretor artístico dos Prémios Sophia.

Desde a sua criação em 2012, os Sophia afirmam-se como uma referência na distinção da excelência cinematográfica em Portugal, distinguindo em 23 categorias os filmes, séries e telefilmes estreados anualmente em Portugal, bem como o trabalho dos profissionais responsáveis pelos diferentes aspetos técnicos e artísticos destas obras.

Os Prémios Sophia contam com o apoio do Ministério da Cultura e do Instituto do Cinema e do Audiovisual, I.P. (ICA).

Mais informações sobre as votações AQUI
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Visitas
119,592,846