Capela de São Miguel
Pequena capela, com frontaria em granito. Mostra o portal desprovido de ornatos e encimado por um frontão triangular, simples e rematado por um pequeno vão.
Pequena capela, com frontaria em granito. Mostra o portal desprovido de ornatos e encimado por um frontão triangular, simples e rematado por um pequeno vão.
Templo românico com uma fachada singular devido à relação entre o portal de arco redondo, assente em colunelos de capitéis trabalhados e o estreito vão românico enquadrado num arco. No...
Templo do séc. XVI (1574), com elegante arquitectura, em granito. Mostra uma galilé assente em seis colunas de fuste cilíndrico e liso, capitéis e bases paralelepipédicas. A fachada tem o portal...
Situada à entrada da povoação, praticamente em frente da Capela do Espírito Santo, é uma construção classicizante que se abre para o terreiro anexo.
Com origens no séc. XVI, trata-se de uma construção vernácula do tipo das ermidas de peregrinação e romaria. O culto de São Brás tem raízes antigas na Serra da Gardunha e neste local surgiu...
A capela apresenta a frontaria flanqueada por dois cunhais de pedra, rematados por pináculos. Digno de destaque, o grande pórtico, em cantaria, mostra o lintel ornado com rosetas e sobrepujado por...
Elegante capela alpendrada, construída no séc. XVI.
Construção vernácula de raízes medievais, reconstruída no séc. XVI. Mostra aparelho de granito à vista e tem na fachada um singelo campanário.
Ermida de invocação com origens no séc. XVII e posteriormente reconstruída e restaurada, é uma pequena mas elegante construção religiosa.
Situada nos arredores, no íngreme cabeço da Penha, integra-se numa gruta escavada na rocha.
Situada nas proximidades da povoação, é lugar de romagem no 4º domingo de Maio. A capela, enquadrada num cenário de arvoredo e de beleza, tem uma pia de água benta manuelina e um interessante...
A fachada principal deste edifício é barroca.
Bastante antigo, o pelourinho apresenta curioso remate com escudo, brasão, Cruz de Cristo, pelicano e um navio.
O pelourinho foi destruído no século passado, sendo reconstruído em 1963. Do pelourinho inicial restam parte do fuste e do capitel e o remate.
Do pelourinho, destruído em 1863, subsiste o fuste octogonal constituído por duas pedras. Encontra-se em poder da Câmara Municipal.
Hospital CUF Descobertas 5 Mai 2025 | 17h00
Teatro Maria Matos 5 Mai 2025 | 21h00
Centro Nacional de Cultura - Galeria Fernando Pessoa 6 Mai a 26 Mai 2025
Em parceria com a EGEAC, oferecemos 10 convites duplos para a sessão do dia 7 de maio (quarta-feira), às 21h00. Participe e habilite-se a ser um dos felizes contemplados!
Em parceria com o TEATRO ABERTO oferecemos 10 convites duplos para a sessão de dia 9 de maio (sexta-feira), às 21h30. Participe e habilite-se a ser um dos felizes contemplados!