"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

ROTA DO FERRO E DERIVADOS

Em Barcelos produz-se inúmeras peças em ferro, cobre, estanho, latão e outros materiais derivados. Este tipo de artesanato é muito apreciado pelo seu trabalho pormenorizado e variedade de peças.

ROTA DA MADEIRA

A madeira é uma matéria-prima muito utilizada na produção de peças decorativas e utilitárias, pelo que também em Barcelos existe uma série de artesãos que trabalham esta matéria-prima de forma minuciosa e...

ROTA DO ROMÂNICO - Percurso "Vale do Douro"

Uma Rota fundada nas memórias do românico, que convida a uma viagem inspiradora a lugares com História, junto de singulares conjuntos monásticos, igrejas, capelas, memoriais, pontes, castelos e torres senhoriais, amadurecida em terra forjada de verde, repleta de saberes e...

Rota pelos Museus do Fundão

Neste roteiro sugerimos a visita ao Centro Museológico António Guterres - Domus Mundi, Castelo de Castelo Novo e Palácio do Picadeiro.

ROTEIRO QUEIROSIANO

Eça de Queirós utilizou como fonte de inspiração para algumas das ações descritas nas suas obras ambientes da Sintra oitocentista e que hoje nos permite realizar passeios pelo Centro Histórico da Vila Velha, relembrando os passeios das personagens...

Roteiro "Casas da Floresta"

Rota das tradições pelas aldeias do concelho do Fundão: Casas do Bombo, Casa Grande, Casa do Mel, Casa do Cogumelo e Casa das Tecedeiras.

Olhar sobre a Foz, em Nisa

Na região de Nisa, este percurso pedestre inicia-se na central hidroelétrica da Velada, onde pode observar atentamente a estrutura de canais que a alimentam.

ROTA DO FIGURADO DE BARCELOS

Uma produção de excelência, sendo as peças mais comuns entre os vários artesãos, as de cariz religioso e as referentes ao quotidiano, não esquecendo o famoso Galo de Barcelos que é o nosso maior ícone identitário.

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Visitas
54,529,937
>