"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

SEVER DO VOUGA (Roteiro 1)

Ao longo deste roteiro serão dados a conhecer alguns dos legados culturais e bens naturais da freguesia de Cedrim e Talhadas.

A ARTE NOVA EM LISBOA (Roteiro 1)

A Arte Nova em Portugal é ainda pouco conhecida e é urgente mostrá-la, no sentido de se conhecer melhor este estilo, e também com o propósito de salvaguardar exemplos que se encontram em risco de se perderem.

MIRADOUROS DE LISBOA

Lisboa, cidade de várias colinas, expande-se pelas encostas até à frente ribeirinha ao longo do Tejo, oferecendo excelentes vistas a partir de miradouros existentes em pontos altos ou em terraços de monumentos.

ARQUEOLOGIA NO ALGARVE

O Centro Nacional de Cultura vem propor visitas a alguns dos monumentos arqueológicos mais importantes da região algarvia.

ARTE PÚBLICA - Um percurso pelo concelho do Montijo

A arte pública no Montijo, no âmbito da escultura monumental, começou por ter um carácter comemorativo, de origem e de celebração. Obras mais recentes são, no entanto, já entendidas como peças de arte na cidade, pretendendo evocar a...

Visitar Angra a pé

Foi em 1983 declarada Património Mundial pela UNESCO atestando assim o seu grande valor arquitetónico, monumental e histórico.

ROTEIRO QUEIROZIANO

Neste roteiro percorrem-se alguns dos lugares frequentados pelo escritor e/ou referidos na sua obra: Lisboa, Sintra, Leiria, Coimbra, Tormes, Porto, Póvoa do Varzim, Moreira da Maia e Gaia.

O Azulejo no Montijo

Com este roteiro pretende-se dar a conhecer o património azulejar mais significativo do concelho, contribuindo para a preservação da arte do azulejo, uma manifestação artística tão portuguesa e rica nas suas dimensões estéticas e...

Rota da Atalaia - do Tejo ao Cruzeiro

A sugestão deste passeio, a pé, até ao lugar de Atalaia, visa recordar e recriar uma das formas que muitos dos peregrinos, vindos dos vários círios, sediados na então capital do Reino, usavam para manifestar a sua fé.

SEVER DO VOUGA (Roteiro 3)

Para iniciar este roteiro, nada melhor do que uma visita à aldeia e freguesia de Dornelas, única no concelho com uma topografia plana a contrastar com as restantes freguesias do concelho que se localizam nos declives ou sopés das serras do Arestal e das Talhadas.

SEVER DO VOUGA (Roteiro 2)

Descobrir Sever do Vouga é percorrer paisagens e tempos deixados nos lugares certos, pela natureza e pelas suas gentes que, através da sabedoria popular e erudita, demarcaram esta região do Médio Vouga.

Agenda
Ver mais eventos
Visitas
66,776,444