"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

OS PERCURSOS DA ÁGUA EM LISBOA (Roteiro 4)

A Praça do Comércio, onde antes se situava o Paço Real da Ribeira e a Ópera Real - que só teve uma representação antes de ser engolida pelo terramoto - é o ponto de partida para o itinerário que explorará o lado ocidental da...

OS PERCURSOS DA ÁGUA EM LISBOA (Roteiro 1)

A água, para uma cidade como Lisboa, foi sempre insuficiente. Este problema, arrastou-se durante muitos séculos (já na época romana existia) até se tornar gravíssimo e levar diversos reis a elaborarem diversos planos para a captação de...

Pátios e Vilas de Lisboa (Graça)

Desta vez vamos percorrer alguns recantos tão lisboetas, cuja origem se perde no tempo. Não há registo histórico do aparecimento dos primeiros pátios em Lisboa, mas sabe-se terem origem na civilização Árabe.

AZULEJARIA DE LISBOA

Lisboa concentra naturalmente, apesar das vicissitudes históricas e dos terríveis desastres naturais, uma quantidade tão vasta de painéis de azulejaria que poderíamos dizer que a vida de um lisboeta está sempre ligada a um destes elementos.

AZULEJARIA DE LISBOA (Roteiro 1)

Este passeio inicia-se no Rossio, passando pelo Martim Moniz, Mouraria e Graça, até ao Campo de Santa Clara. Deve estar preparado para enfrentar uma longa caminhada a subir e a descer colinas.

AZULEJARIA DE LISBOA (Roteiro 3)

Este passeio começa no Chiado, passando pelo Museu de S. Roque, Bairro Alto e Bairro da Madragoa, vai terminar na Capela das Albertas no Museu Nacional de Arte Antiga.

AZULEJARIA DE LISBOA (Roteiro 2)

Este passeio inicia-se no Rossio e segue à beira rio, passa pelo bairro histórico de Alfama e pela zona Oriental onde se instalaram as primeiras casas nobres em Lisboa, e termina no Museu Nacional do Azulejo.

LISBOA POMBALINA (Roteiro 1)

Este roteiro na Lisboa Pombalina, está fortemente ligado com um dos acontecimentos mais trágicos da História de Portugal, o Terramoto de 1755, e simultaneamente, é representativo de uma nova mentalidade no que concerne à organização de espaços...

LISBOA POMBALINA (Roteiro 2)

Este roteiro pretende levá-lo a conhecer não só o conjunto arquitetónico desta época em particular, como também factos e locais importantes da História de Portugal.

FIGURAS DE LISBOA

Propomo-nos evocar figuras de Lisboa o que é sempre como que fazer uma espécie de arqueologia da memória. Efetivamente, "aqueles que se foram da lei da morte libertando" deixaram na cidade, em termos físicos, poucos vestígios mas o eco do seu exemplo e da sua obra...

FIGURAS DE LISBOA (Roteiro 1)

Começamos esta busca da memória da cidade na Praça do Comércio, sob o Arco da Rua Augusta, virando pelas arcadas à esquerda para encontrar o Martinho da Arcada.

FIGURAS DE LISBOA (Roteiro 2)

Debaixo do Arco central da Praça do Comércio atentemos no próprio monumento. Projetado por Veríssimo José da Costa, tem esculturas de Calmels que representam grandes figuras portuguesas, Viriato, o herói arcaico da independência Vasco da Gama - o que...

FIGURAS DE LISBOA (Roteiro 3)

Do Arco da Rua Augusta miremos a mais bela estátua de Lisboa celebrando a memória do rei D. José. Desenhada por Joaquim Machado de Castro (1731-1822), foi durante séculos - e talvez ainda hoje o seja - a única estátua de...

ALENQUER ATRAVÉS DA HISTÓRIA

Esta rota tem como objetivo dar a conhecer as potencialidades do Concelho de Alenquer englobando o turismo ambiental, patrimonial, gastronómico e enoturismo.

LISBOA DE FERNANDO PESSOA

Se o poeta é de facto marco da cultura portuguesa, em muito foi influenciado pela cidade onde viveu e veio a morrer. Lisboa e os seus pormenores aparecem refletidos na sua obra quer de poesia, quer de prosa, e é com base nesses textos, que este roteiro nasce.

Agenda
Ver mais eventos
Visitas
50,750,409
>