"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

AZULEJARIA DE LISBOA (Roteiro 2)

Este passeio inicia-se no Rossio e segue à beira rio, passa pelo bairro histórico de Alfama e pela zona Oriental onde se instalaram as primeiras casas nobres em Lisboa, e termina no Museu Nacional do Azulejo.

LISBOA POMBALINA (Roteiro 1)

Este roteiro na Lisboa Pombalina, está fortemente ligado com um dos acontecimentos mais trágicos da História de Portugal, o Terramoto de 1755, e simultaneamente, é representativo de uma nova mentalidade no que concerne à organização de espaços...

LISBOA POMBALINA (Roteiro 2)

Este roteiro pretende levá-lo a conhecer não só o conjunto arquitetónico desta época em particular, como também factos e locais importantes da História de Portugal.

FIGURAS DE LISBOA

Propomo-nos evocar figuras de Lisboa o que é sempre como que fazer uma espécie de arqueologia da memória. Efetivamente, "aqueles que se foram da lei da morte libertando" deixaram na cidade, em termos físicos, poucos vestígios mas o eco do seu exemplo e da sua obra...

FIGURAS DE LISBOA (Roteiro 1)

Começamos esta busca da memória da cidade na Praça do Comércio, sob o Arco da Rua Augusta, virando pelas arcadas à esquerda para encontrar o Martinho da Arcada.

FIGURAS DE LISBOA (Roteiro 2)

Debaixo do Arco central da Praça do Comércio atentemos no próprio monumento. Projetado por Veríssimo José da Costa, tem esculturas de Calmels que representam grandes figuras portuguesas, Viriato, o herói arcaico da independência Vasco da Gama - o que...

FIGURAS DE LISBOA (Roteiro 3)

Do Arco da Rua Augusta miremos a mais bela estátua de Lisboa celebrando a memória do rei D. José. Desenhada por Joaquim Machado de Castro (1731-1822), foi durante séculos - e talvez ainda hoje o seja - a única estátua de...

ALENQUER ATRAVÉS DA HISTÓRIA

Esta rota tem como objetivo dar a conhecer as potencialidades do Concelho de Alenquer englobando o turismo ambiental, patrimonial, gastronómico e enoturismo.

A LISBOA DOS DESCOBRIMENTOS

Durante os séculos XV e XVI, Lisboa evolui significativamente em termos comerciais, tornando-se num importante pólo do comércio europeu.

CHIADO

O Chiado - onde está sediado o Centro Nacional de Cultura - é sem dúvida uma das zonas mais carismáticas de Lisboa, tendo para isso contribuído fortemente a frequência de intelectuais, artistas e escritores no final do séc. XIX, início do...

OS PERCURSOS DA ÁGUA EM LISBOA (Roteiro 2)

Neste roteiro, propomos um percurso para oriente, em direção a Alfama - nome que significa “águas quentes” -, um bairro medieval em que tudo lembra a faina marítima, passando primeiro pelos reservatórios romanos da Baixa Pombalina.

TAVIRA - "O BARROCAL"

Santo Estevão e Santa Catarina da Fonte do Bispo. Circuito em viatura, com duração variável.

ROTA DOS BORDADOS E TECELAGEM

A arte de bordar e tecer é uma tradição enraizada no concelho de Barcelos, em particular na freguesia de Carreira, sendo o conhecido Bordado de Crivo de S. Miguel da Carreira uma tradição centenária, com características muito próprias.

ROTEIRO ROMÂNTICO

Sintra, espaço privilegiado no contexto do romantismo português, onde a Pena, Monserrate, Regaleira ou a Vila Velha imortalizam todo um conjunto de cenários marcantes da época.

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Visitas
60,134,057
>