Circuito Turístico da Arte Rupestre e das Minas de Ouro
À descoberta das memórias tão abundantes nesta a região que, histórica e arqueologicamente falando é rica em vestígios, ruínas e minas de ouro a céu aberto.
À descoberta das memórias tão abundantes nesta a região que, histórica e arqueologicamente falando é rica em vestígios, ruínas e minas de ouro a céu aberto.
Inicia-se na Costa Verde a primeira de quatro rota de judeus a publicar, reveladoras da rica infuência da cultura sefardita.
Roteiro onde se conciliam, de modo particular, o património histórico, erudito, vernáculo e tradicional com o património natural e ambiental.
Todo o circuito possui, para além do património natural, outros motivos de interesse, designadamente, o solar setecentista dos Morgados de Vilarelhos, a igreja barroca de Nossa Senhora da Assunção, matriz de Sambade e a vila de Alfândega da Fé alcandorada...
Uma produção de excelência, sendo as peças mais comuns entre os vários artesãos as de cariz religioso e as referentes ao quotidiano, não esquecendo o famoso Galo de Barcelos que é o nosso maior ícone identitário.
O Trilho do Mouro tem mais de 18km de boas vistas. Também a estrear: uma nova zona de lazer, em Castro Laboreiro.
Sugerimos que vá ao encontro das oficinas tradicionais onde o trabalho na roda e os fornos a lenha ainda marcam o processo de produção. Veja como se modelam os púcaros, os cântaros, os potes, as caçoilas, as moringas, entre outras peças que se...
Uma Rota fundada nas memórias do românico, que convida a uma viagem inspiradora a lugares com História, junto de singulares conjuntos monásticos, igrejas, capelas, memoriais, pontes, castelos e torres senhoriais, amadurecida em terra forjada de verde, repleta de saberes e...
O Lagar de Varas de Parada constitui, de entre dezenas de exemplares localizados pelo território do concelho, uma das mais singulares unidades lagareiras datável de finais do Século XIX.
O percurso inicia-se na aldeia de Salavessa, onde sobressaem as casas caiadas de branco ou em tons carregados e as altas e corpulentas chaminés brancas. Contrariando o adágio popular “quem passa em Salavessa, é ir devagar e vir depressa”, percorra calmamente as...
Em Barcelos produz-se inúmeras peças em ferro, cobre, estanho, latão e outros materiais derivados. Este tipo de artesanato é muito apreciado pelo seu trabalho pormenorizado e variedade de peças.
O Centro Nacional de Cultura propõe um percurso pela zona do Bairro Alto / Chiado, onde os recantos se sucedem (alguns escondidos) e convidam a descansar e apreciar a cidade.
Este percurso pedestre de Nisa inicia-se junto à antiga escola primária de Chão da Velha, aldeia situada no extremo noroeste do concelho, onde pode observar as casas envelhecidas, com as características chaminés alentejanas.
No coração do Alto Alentejo, bem integrado numa paisagem de relevo suave, ergue-se um concelho com uma História que remonta ao III milénio a.C.
Está a renascer um caminho milenar que o vai levar a descobrir um território único, percorrido pelos obreiros de Cister de São João de Tarouca até ao Douro, o Caminho dos Monges.
Quinta dos Olhos d’Água 9 Mai 2025 | 10h00
Shopping Cidade do Porto 9 Mai a 10 Mai 2025
RioSul Shopping 9 Mai a 18 Mai 2025
Em parceria com o TEATRO ABERTO oferecemos 10 convites duplos para a sessão de dia 9 de maio (sexta-feira), às 21h30. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!