A 23 de janeiro de 1808, a família real portuguesa chega ao Brasil e desembarca em Salvador
Na comitiva, além do próprio príncipe D. João, de sua mãe e rainha D. Maria I, da princesa Carlota Joaquina e dos filhos do casal, iam cerca de 10 a 15 mil pessoas entre nobres, militares, religiosos e funcionários do governo. A viagem até a América esteve longe de ser tranquila. A maioria da tripulação, acostumada com a vida de luxo, com a fartura e com o conforto, teve que enfrentar uma viagem cheia de contratempos e repleta de dificuldades.
Logo após a partida a comitiva teve que enfrentar uma forte tempestade que provocou a dispersão da esquadra. Alguns dias depois as embarcações reagruparam-se e avistaram a Ilha da Madeira. Nessa altura vários navios estavam em precárias condições e o desanimo tomou conta da tripulação. Por ordem de D. João os planos foram mudados e parte da comitiva dirigiu-se para Salvador enquanto que a outra parte seguiu diretamente para o Rio de Janeiro. Após 54 dias de viagem a esquadra portuguesa chegou ao porto de Salvador.
Obras pictóricas alusivas à presença da corte portuguesa no Brasil
Em parceria com a Yellow Star Company oferecemos convites duplos para a sessão de dia 13 de dezembro (sábado), às 21h00, na Super Bock Arena, no Porto.
Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para a antestreia em Lisboa e Gaia do filme "O Professor de Inglês" (The Penguin Lessons). Uma história que é uma inspiração de empatia, amizade e resiliência.
Em parceria com a Yellow Star Company oferecemos convites duplos para o espetáculo musical baseado na banda desenhada original de Jim Davis na Super Bock Arena, no Porto, para a sessão de 13 de dezembro (sábado), às 15h30.
Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para a antestreia (em Lisboa e Gaia) do thriller psicológico/dramático com elementos de mistério e investigação.Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!