"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Efemérides

Apresentação do primeiro filme do cinema sonoro

O Cantor de Jazz (The Jazz Singer) de Alan Crosland, foi o primeiro filme falado, cantado e musical. Estreou nos Estados Unidos a 6 de outubro de 1927.


A banda sonora comportava apenas 354 palavras, mas o sucesso é imediato. É o primeiro filme de grande duração com falas e canto sincronizado com um disco de acetato. A partir daí, os filmes mudos passaram a ser totalmente substituídos pelos filmes falados que se tornaram a grande novidade.
O investimento de risco da Warner em 1926 de meio milhão de dólares com o sistema de som Vitaphone da Western Electric trouxe-lhe lucro de 3,5 milhões. Foi um enorme sucesso, responsável por transformar a Warner Bros. no maior estúdio de Hollywood. A comercialização do filme sonoro e a transformação da indústria de filmes mudos para falados tornaram-se realidade com O Cantor de Jazz.
Embora não tenha sido a primeira utilização do Vitaphone, foi a primeira longa-metragem em que os diálogos falados faziam parte da ação dramática. No entanto apenas 25% do filme era falado. No restante, o som era sincronizado assim como ocorria com os números musicais. O primeiro longa-metragem totalmente falado ou totalmente dialogado foi o filme de gangsters Luzes de Nova York’(1928), também da Warner.

Agenda
Ver mais eventos
Visitas
91,511,420