"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Efemérides

Morte de John Steinbeck

A 20 de dezembro de 1968, faleceu o escritor americano John Steinbeck.

(Califórnia, 27 de fevereiro de 1902 - Nova Iorque, 20 de dezembro de 1968)

John Steinbeck cresceu no seio de uma família pobre, na Califórnia. Chegou a frequentar a Universidade de Stanford, sem concluir nenhuma licenciatura. Em 1925 foi para Nova Iorque, onde tentou uma carreira de escritor, depressa regressando à Califórnia sem ter tido qualquer sucesso.
Alcançou o seu primeiro êxito em 1935, com O Milagre de São Francisco (Tortilla Flat na edição original), confirmado depois, em 1937, com a novela Ratos e Homens. A sua ficção está marcada por uma imensa preocupação com os problemas dos trabalhadores rurais e também por um grande fascínio para com a terra.
Em 1939, publica aquela que é considerada a sua obra-prima, As Vinhas da Ira. Entre os seus livros, destacam-se ainda os romances A Leste do Paraíso (1952) e O Inverno do Nosso Descontentamento (1961), bem como Viagens com o Charley (1962), em que relata uma viagem de três meses por quarenta estados norte-americanos.
Recebeu o Prémio Nobel da Literatura em 1962. Faleceu em Nova Iorque, a 20 de dezembro de 1968.

  
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a peça "ANTIGONICK"

Em parceria com o CENDREV - Centro Dramático de Évora, oferecemos convites duplos para a peça de Anne Carson, pelo Teatro da Rainha.Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
91,422,533