"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Efemérides

Morte de Eduardo Lourenço

Ensaísta português, faleceu a 1 de dezembro de 2020, em Lisboa.

(Almeida, São Pedro de Rio Seco, 23 de maio de 1923 - Lisboa, 1 de dezembro de 2020)

Nascido na raia beirã em 1923, aluno do Colégio Militar, licenciado e professor na Universidade de Coimbra, onde lhe foi outorgado o Doutoramento honoris causa, lecionou em Heidelberg, em Montpellier, na Bahia e sobretudo na Universidade de Nice – ao lado de Annie Salomon, grande hispanista e sua mulher de uma vida. Fundador da revista “Vértice”, manteve colaboração muito ativa nas revistas culturais e na imprensa, sendo uma das referências de “O Tempo e o Modo” e “Raiz e Utopia”. Escrevia não para recuperar o país, que não perdeu, mas para o «pensar» com a mesma paixão e sangue-frio intelectual com que pensava quando «teve a felicidade melancólica de viver nele como prisioneiro de alma».

Visite a sua página ofícial:
http://www.eduardolourenco.com/
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a peça "ANTIGONICK"

Em parceria com o CENDREV - Centro Dramático de Évora, oferecemos convites duplos para a peça de Anne Carson, pelo Teatro da Rainha.Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
91,411,356