"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Efemérides

Morte de Jorge Silva Melo

No dia 14 de março de 2022, morreu Jorge Silva Melo, encenadoratorcineastadramaturgo, tradutor e crítico português.

(Lisboa, 7 de agosto de 1948 – Lisboa, 14 de março de 2022)

Jorge Silva Melo passou a infância na antiga cidade de Silva Porto, em Angola, voltando a Lisboa com a família no início da adolescência.
Licenciou-se em Filologia Românica, na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, onde integrou o Grupo de Teatro de Letras. Em 1969, porém, decidiu abandonar esses estudos, partindo para o Reino Unido. Com uma bolsa da Fundação Calouste Gulbenkian frequentou a London Film School, onde obteve um diploma em Realização.
Em 1972, de novo em Lisboa, fundou o Teatro da Cornucópia, com Luís Miguel Cintra, que integrou até 1979.
Afastado da Cornucópia, voltou a sair do país, na qualidade de bolseiro da Gulbenkian, estagiando em Berlim, junto de Peter Stein, e em Milão, junto de Giorgio Strehler.
Em 1995 fundou a Artistas Unidos, companhia que dirige e na qual se centra a sua atividade como encenador. Enquanto realizador de cinema assinou nove películas, tendo participado na cooperativa de cinema Grupo Zero, entre 1975 e 1979. Foi também professor na Escola Superior de Teatro e Cinema.
Medalha de mérito cultural em dezembro de 2021, recebeu um doutoramento 'honoris causa' pela Universidade de Lisboa (a par de Luís Miguel Cintra), em abril desse mesmo ano. 
Agenda
Passeios e Visitas

Rota da Biodiversidade

Parque Florestal de Monsanto - Centro de Interpretação de Monsanto 19 Mai 2024  |  09h30

Ver mais eventos

Passatempos

Visitas
92,119,049