"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Efemérides

Morte de Mário-Henrique Leiria

A 9 de janeiro de 1980, morreu o escritor surrealista português Mário Henrique Baptista Leiria.

(Lisboa, 2 de janeiro de 1923 - Cascais, 9 de janeiro de 1980)

Expoente maior do surrealismo, Mário-Henrique Leiria foi um obreiro das literaturas alternativas quer como escritor, experimentalista sempre, brilhante eternamente, quer como tradutor que foi de várias literaturas e géneros de vanguarda à época (ficção-científica ou policial psicológico).
Sendo a obra de Mário-Henrique Leiria curta, aborda os mais diversos géneros e formas. Além dos famosos Contos do Gin-Tonic e dos Novos Contos do Gin-Tonic, podemos encontrar poesia, colagem, novela, cartas, traduções, prefácios e artigos.
Autor de culto, é certamente uma das vozes mais originais e invulgares das letras lusas do século passado. Além de escritor, foi editor no Brasil, onde esteve exilado, pintor e encenador.
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "ÉPOCA DE CAÇA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia da hilariante comédia francesa, "ÉPOCA DE CAÇA", sobre um casal que se muda para o campo e descobre que os vizinhos usam o jardim como campo de caça, desencadeando uma guerra entre vizinhos!

Passatempo

Ganhe convites para a peça "23 SEGUNDOS"

Em parceria com o CENDREV - Centro Dramático de Évora, oferecemos convites duplos para a peça "23 Segundos", pela Comuna Teatro de Pesquisa. Tratando-se embora de ficção, a ação inspira-se numa situação verídica ocorrida na Cadeia do Forte de Peniche, na primeira metade dos anos 50, durante a ditadura do Estado Novo. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
92,929,696