"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Efemérides

Morte de Duke Ellington

A 24 de maio de 1974, morreu o músico norte-americano Duke Ellington.

(Washington, 29 de abril de 1899 - Nova Iorque, 24 de maio de 1974)

Edward Kennedy "Duke" Ellington foi um compositor de jazz, pianista e líder de orquestra norte-americano, eternizado com a alcunha de "The Duke" e distinguido com a Presidential Medal of Freedom (condecoração americana) em 1969 e com a Legião de Honra (condecoração francesa) em 1973, sendo ambas as distinções as mais elevadas que um civil pode receber. Foi ainda o primeiro músico de jazz a entrar para a Academia Real de Música de Estocolmo, e foi honoris causa nas mais importantes universidades do mundo.
Boa parte das suas mais famosas composições foi construída a partir de melodias improvisadas pelos seus músicos. Entre as suas obras destacam-se quatro álbuns feitos com a colaboração dos seus melhores solistas: "The Blanton - Webster Band", "Black, Brown and Beige" e "The Duke's Men".
A música de Duke Ellington foi uma das maiores influências no jazz desde a década de 1920 até à de 1960. É considerado o maior compositor de jazz americano de todos os tempos.

 
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "NO WAY UP - SEM SAÍDA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia de um inquietante thriller, NO WAY UP - SEM SAÍDA, sobre luta pela sobrevivência depois da queda de um avião no Oceano Pacífico. Participe e habilite-se a ser um dos felizes contemplados!

Visitas
88,612,834