"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Efemérides

Morte de Lagoa Henriques

A 21 de fevereiro de 2009, morreu o escultor português António Augusto Lagoa Henriques. 

(Lisboa, 27 de dezembro de 1923 - Lisboa, 21 de fevereiro de 2009)

O escultor Lagoa Henriques iniciou os seus estudos artísticos no Curso Especial de Escultura da Escola de Belas-Artes de Lisboa, em 1945, e, em Julho de 1948, passou para a Escola de Belas-Artes do Porto, onde depois foi professor.

Concluiu o Curso Superior de Escultura em 1954, na Escola de Belas-Artes do Porto, com a apresentação de um trabalho de pleno relevo classificado com a nota máxima de 20 valores.

Nos anos de 1965, 1967 e 1968 marcou presença em exposições coletivas no Porto, em Amarante e Lisboa, no Rio de Janeiro, Bruxelas, Paris, Madrid e Luanda.

Entre as suas obras podemos destacar a escultura de Fernando Pessoa, n' "A Brasileira", "O Segredo" (1972), no Jardim Amália Rodrigues, a estátua de Guerra Junqueiro, o mausoléu de Fernando Pessoa, no Mosteiro dos Jerónimos, bem como os motivos escultóricos nos hotéis Rex, Ritz e Altis, todas em Lisboa.

Algumas das suas obras integram coleções particulares nacionais e estrangeiras, podendo também ser contempladas no Museu Nacional de Soares dos Reis (Porto), no Museu do Chiado, no Museu da Fundação Calouste Gulbenkian (ambos em Lisboa) e ainda no Museu de Arte Moderna (São Paulo).


Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "NO WAY UP - SEM SAÍDA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia de um inquietante thriller, NO WAY UP - SEM SAÍDA, sobre luta pela sobrevivência depois da queda de um avião no Oceano Pacífico. Participe e habilite-se a ser um dos felizes contemplados!

Visitas
88,613,979