"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Efemérides

Morte de Sebastião Alba

A 14 de outubro de 2000 morreu Dinis Albano Carneiro Gonçalves, cujo pseudónimo é Sebastião Alba, escritor português naturalizado moçambicano.

(Braga, 11 de março de 1940 - 14 de outubro de 2000)

Pertenceu à jovem vaga de autores moçambicanos que vingam na literatura lusófona.
Nasceu em Braga, mas viveu a infância com a família na Torre de Dona Chama, em Mirandela, até partir para Moçambique em 1950.
Voltou a Portugal em 1984, tendo alternado a residência entre a «Cidade dos Arcebispos», Braga e a Torre de Dona Chama.
Em Moçambique formou-se em jornalismo e lecionou em várias escolas.
Publicou, em 1965, “Poesias”, inspirado na sua própria biografia e os seus três livros colocaram-no numa posição cimeira no ambiente cultural bracarense.
A 14 de outubro de 2000, Sebastião Alba morreu atropelado em Braga. A 7 de outubro, quase como pressentimento, tinha escrito ao amigo Vergílio Alberto Vieira: "Se um dia encontrarem morto "o teu irmão Dinis", o espólio será fácil de verificar: dois sapatos, a roupa do corpo e alguns papéis que a polícia não entenderá."

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites duplos para o espetáculo "City of Glass"

Em parceira com o Auditório de Espinho, oferecemos convites duplos para o concerto de Daniel Bernardes Trio & Coro Ricercare que terá lugar no próximo dia 2 de março (sábado), às 21h30. Participe e habilite-se a ser um dos felizes contemplados!

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "NO WAY UP - SEM SAÍDA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia de um inquietante thriller, NO WAY UP - SEM SAÍDA, sobre luta pela sobrevivência depois da queda de um avião no Oceano Pacífico. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
88,919,376