"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Efemérides

Morte de Giovanni Boccaccio

A 21 de dezembro de 1375, morreu o poeta e crítico literário italiano Giovanni Boccaccio. 

(Florença ou Certaldo, 16 de junho de 1313 - Certaldo, 21 de dezembro de 1375) 

Giovanni Boccaccio foi um poeta e crítico literário italiano, especializado na obra de Dante Alighieri.
Importante humanista, autor de um número notável de obras, figura maior da literatura italiana e europeia, é sobretudo conhecido pelo Decameron, recolha de cem novelas composta entre 1349 e 1353, afirmação da vida e da invenção romanesca em tempos de grande peste.
Ao ler A Comédia, de Dante Alighieri, ficou tão fascinado que a renomeou de A Divina Comédia, título como a obra seria imortalizada. Considerado pelos seus contemporâneos florentinos uma autoridade sobre Dante, o governo da cidade convidou-o, em 1373, a fazer uma leitura pública da Divina Comédia. Se bem que haja poucos registos, crê-se que Boccaccio fez apenas cerca de 65 palestras, pois a doença obrigava-o a interromper a apresentação no Canto XVII do Inferno. Nunca conseguiria terminar o projeto, mas o texto com os seus comentários ficou para a posteridade: Esposizioni sopra la Comedia di Dante.
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! 

Visitas
91,043,090