"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Efemérides

Nascimento de António Sousa Freitas

A 1 de janeiro de 1921, nasceu o poeta e letrista português António Sousa Freitas.

(Buarcos, 1 de janeiro de 1921 - Lisboa, 30 de junho de 2004)

Iniciou o seu percurso literário durante os tempos de estudante em Coimbra, onde frequentou as tertúlias onde pontificavam Fernando Namora, João José Cochofel, Joaquim Namorado, Carlos Oliveira e Álvaro Feijó.
Em 1940, António Sousa Freitas fez a sua estreia poética com "Anita", uma coletânea de poemas de amor dedicados à primeira namorada. Este primeiro livro viria a ser considerado pelo autor como tendo pouco significado na sua vida literária.
Como letrista, escreveu canções que foram interpretadas por Maria Clara, que celebrizou a “Canção “da Figueira”; Simone de Oliveira, Maria de Lourdes Resende, João Maria Tudela, António Calvário, Carlos do Carmo, Amália Rodrigues, entre outros.
Foi distinguido com o Prémio Antero de Quental, em 1951, e com o Prémio Camilo Pessanha, em 1958, e agraciado com o grau de Comendador da Ordem do Infante D. Henrique, a 31 de janeiro de 1986, pelo então Presidente da República António Ramalho Eanes.

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "NO WAY UP - SEM SAÍDA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia de um inquietante thriller, NO WAY UP - SEM SAÍDA, sobre luta pela sobrevivência depois da queda de um avião no Oceano Pacífico. Participe e habilite-se a ser um dos felizes contemplados!

Visitas
88,609,821