"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Efemérides

Nascimento de Jean-Paul Marat

Jean-Paul Marat foi um médico, filósofo, político e cientista mais conhecido como jornalista radical e político da Revolução Francesa.

(Boudry, 24 de maio de 1743 - Paris, 13 de julho de 1793)

Além do seu trabalho, era conhecido e respeitado pelo seu caráter impetuoso e postura descomprometida diante do novo governo. Defendia, através do seu jornal L'Ami du peuple (O Amigo do Povo), perseguições aos grupos políticos mais moderados, acusando-os de conspiração contra a revolução. A sua persistente perseguição, voz consistente e ódio aos grupos mais moderados fizeram-no cair nas boas graças do povo e fizeram-no a principal ponte entre estes e o grupo radical Jacobino, que chegou ao poder em junho de 1793. Durante meses liderou um movimento contra o grupo Girondino, tornando-se uma das três figuras de destaque em França, juntamente com Georges Danton e Maximilien de Robespierre.

Agenda
Passeios e Visitas

Itinerarium

Praça Municipal 24 Fev 2024  |  10h00

Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "NO WAY UP - SEM SAÍDA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia de um inquietante thriller, NO WAY UP - SEM SAÍDA, sobre luta pela sobrevivência depois da queda de um avião no Oceano Pacífico. Participe e habilite-se a ser um dos felizes contemplados!

Visitas
88,466,371