"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Efemérides

Nascimento de Alphonsus de Guimaraens

Afonso Henrique da Costa Guimarães , mais conhecido pelo pseudónimo Alphonsus de Guimaraens, foi um conhecido escritor brasileiro.

(Ouro Preto, 24 de julho de 1870 – Mariana, 15 de julho de 1921)

A poesia de Alphonsus de Guimaraens é marcadamente mística e envolvida pela religiosidade católica. os seus sonetos apresentam uma estrutura clássica e são profundamente religiosos e sensíveis, à medida em que explora o sentido da morte, do amor impossível, da solidão e da inadaptação ao mundo.
Contudo, o tom místico imprime na sua obra um sentimento de aceitação e resignação diante da própria vida, dos sofrimentos e dores. Outra característica marcante da sua obra é a utilização da espiritualidade em relação à figura feminina, que é considerada um anjo, ou um ser celestial. Alphonsus de Guimaraens é simultaneamente neo-romântico e simbolista.
A sua obra, predominantemente poética, consagrou-o como um dos principais autores simbolistas do Brasil.

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "NO WAY UP - SEM SAÍDA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia de um inquietante thriller, NO WAY UP - SEM SAÍDA, sobre luta pela sobrevivência depois da queda de um avião no Oceano Pacífico. Participe e habilite-se a ser um dos felizes contemplados!

Visitas
88,610,525