"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Efemérides

Morte de Amélia Rey Colaço

No dia 8 de julho de 1990 faleceu Amélia Rey Colaço, uma das principais atrizes portuguesas da primeira metade do século XX.

Lisboa, 2 de março de 1898 - Lisboa, 8 de julho de 1990

Para alguns, ela foi “a grande diva dos palcos”; para outros, foi “a deusa dos teatros”; e para com quem conviveu ou trabalhou, foi sempre “a Senhora Dona Amélia”. 
A concepção que Amélia Rey Colaço tinha de um Teatro Nacional resultou em pleno. Atuando em vários planos, estruturou, primeiro, uma companhia coesa e disciplinada, metódica e exigente. Organizou, ao mesmo tempo, um repertório ambicioso, diversificado, alternando contemporâneos com clássicos, estrangeiros com portugueses. Devido à sua ação, a dramaturgia nacional conheceu um grande impulso.



 

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para "Distante - Paisagens, Máquinas, Animais"

Em parceira com o Auditório de Espinho, oferecemos convites duplos para o novo espetáculo de Dança Contemporânea de Né Barros, que terá lugar na próxima sexta-feira, 6 de outubro, às 21h30. Participe e habilite-se a ser um dos felizes contemplados!

Visitas
83,641,384