"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Efemérides

Nascimento de Guerra Junqueiro

A 15 de setembro de 1850 nasceu o poeta Guerra Junqueiro.

Ligares, Freixo de Espada à Cinta, 15 de setembro de 1850 - Lisboa, 7 de julho de 1923

Guerra Junqueiro (1850-1923) foi um poeta, prosador, jornalista e político português. Foi um dos mais destacados escritores do Realismo, movimento literário que reproduz a ação social e política da segunda metade do século XIX.

Abílio Manuel Guerra Junqueiro, conhecido como Guerra Junqueiro, nasceu em Freixo de Espada à Cintra (Trás-os-Montes), Portugal, no dia 17 de setembro de 1850. Filho de rico negociante e lavrador fez seu curso preparatório na cidade de Bragança. Desde cedo, mostrou notável talento poético Em 1864 escreveu duas páginas do livro “Lira dos Quatorze Anos”. Em 1866 ingressou no curso de Teologia da Universidade de Coimbra.

Vida Literária
Guerra Junqueiro iniciou sua carreira literária em Coimbra no jornal literário “A Folha”, dirigido pelo poeta João Penha. Em 1867, publicou o folheto “Vozes Sem Eco”. Em 1868, publica os livros “Batismo de Amor”, com a introdução escrita por Camilo Castelo Branco e “Lira dos Quatorze anos”. Nesse mesmo ano, desistiu da vida religiosa e ingressou no curso de Direito da mesma universidade.

Durante o curso de Direito, Guerra Junqueiro participou ativamente da vida literária, em um período de grande agitação, consequência do primeiro choque entre as duas gerações, a do Romantismo em declínio e o Realismo emergente, em 1865, polêmica que ficou conhecida como Questão Coimbrã. A poesia do Realismo português incorpora e divulga as ideias materialistas, positivistas e evolucionistas. Os poetas representativos desse período, além de Guerra Junqueira, são Antero de Quental e Cesário Verde.

Agenda
Passeios e Visitas

Itinerarium

Praça Municipal 24 Fev 2024  |  10h00

Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "NO WAY UP - SEM SAÍDA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia de um inquietante thriller, NO WAY UP - SEM SAÍDA, sobre luta pela sobrevivência depois da queda de um avião no Oceano Pacífico. Participe e habilite-se a ser um dos felizes contemplados!

Visitas
88,480,514