"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Efemérides

Dia Internacional dos Museus e Noite dos Museus

Criado pelo ICOM – Conselho Internacional de Museus, o Dia Internacional dos Museus e Noite dos Museus celebra-se anualmente a 18 de maio, através da organização de diversas atividades.

Cartaz de 2023 Cartaz de 2022 Cartaz de 2021 Cartaz de 2018 Cartaz de 2017

O Dia Internacional dos Museus, celebrado anualmente a 18 de maio, foi criado em 1977 pelo ICOM - Conselho Internacional de Museus, com o objetivo de promover, junto da sociedade, uma reflexão sobre o papel dos Museus no seu desenvolvimento.

Neste sentido, todos os anos o ICOM propõe um tema diferente para estas comemorações, em torno do qual os museus organizam diversas iniciativas, dirigidas aos mais variados tipos de público.

A Noite Europeia dos Museus foi criada em 2005 pelo Ministério Francês da Cultura e da Comunicação e associa-se a estas comemorações.

A Direção-Geral do Património Cultural (DGPC) promove a divulgação nacional do Dia Internacional dos Museus/Noite dos Museus, convidando os espaços museológicos devidamente credenciados e integrados na Rede Portuguesa de Museus a juntarem-se a estas comemorações, e disponibilizando oportunamente a programação geral das atividades.

Em 2023, o ICOM Internacional apresenta o tema “Museus, Sustentabilidade e Bem-Estar”, procurando destacar o importante contributo dos museus para o bem-estar e o desenvolvimento sustentável das comunidades.

Desde 2020, o Dia Internacional dos Museus tem vindo a apoiar um conjunto de metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas dos Museus; para 2023, as metas selecionadas são as seguintes:

- Saúde e Bem-Estar Globais: garantir uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades, particularmente no que se refere à saúde mental e ao isolamento social.

- Ação Climática: tomar medidas urgentes para combater as mudanças climáticas e os seus impactos.

- Vida na Terra: proteger, restaurar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, sensibilizando para a perda da biodiversidade.

Assim, em 2023, o ICOM incentiva todos os museus a mostrarem o seu potencial transformador para o desenvolvimento sustentável e o bem-estar.

Este ano, a NOITE EUROPEIA DOS MUSEUS, uma iniciativa criada em 2005 pelo Ministério da Cultura de França, celebra-se no sábado, 13 de maio. Nesta ocasião, os museus portugueses organizam múltiplas atividades desafiando os visitantes a usufruírem de uma experiência cultural diferente, em período noturno.

Consulte o Programa Geral (em constante atualização) e participe nas iniciativas!

Agenda
Ver mais eventos
Visitas
93,303,533