"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Efemérides

Nascimento de Bento de Jesus Caraça

No dia 18 de abril de 1901 nasceu Bento de Jesus Caraça - matemático, escritor e político.

(Vila Viçosa, 18 de abril de 1901 - Lisboa, 25 de junho de 1948)

Foi um dos maiores vultos da intelectualidade portuguesa. Ilústre matemático e antifascista, fundador da Universidade Popular Portuguesa e da Biblioteca Cosmos, direcionou toda a sua atividade intelectual e cívica para a cultura integral do índividuo.
Impulsionou os estudos de Econometria em Portugal, criou o Centro de Estudos de Matemáticas Aplicadas à Economia e fundou a “Gazeta da Matemática”. Publicou vários estudos até à sua mais notável obra, “Conceitos Fundamentais da Matemática”, publicada pela pioneira Biblioteca Cosmos, que fundou em 1941.
A criação do Estado Novo levou-o a intensificar a atividade política. Lutou pela liberdade e a democracia. Nunca abdicou dos seus ideais. Foi um semeador de Cultura e Cidadania.
A 20 de julho de 2013, a casa onde nasceu foi recuperada, e é nela que estão exemplos de todas as obras e fotografias que Bento de Jesus Caraça realizou.



  

Agenda
Teatro e Dança

Ricardo III

Teatro da Trindade INATEL 14 Abr a21 Jun

Ver mais eventos
Visitas
48,855,837
>