"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Efemérides

Nascimento de Pierre de Fredy

A 1 de janeiro de 1863 nasceu Pierre de Fredy, Barão de Coubertin, o iniciador dos Jogos Olímpicos da era moderna.

(N. Paris, 1 de janeiro de 1863 – F. Genebra, 2 de setembro de 1937)

"Por que restabeleci os Jogos Olímpicos? Para enobrecer e fortalecer o desporto, para assegurar independência e perenidade ao desporto, para torná-lo apto a preencher o papel educativo que lhe cabe no mundo moderno." - estas são as palavras do homem que criou as Olimpíadas modernas, inspiradas nas Olímpiadas da Grécia antiga.

O Barão de Coubertin idealizou uma competição internacional, no final do século 19, visando reviver os jogos olímpicos da Grécia antiga. O grande mote foi a descoberta das ruínas de Olímpia.
Organizou um evento, o Congresso Internacional, em 1894, para discutir o projeto. Como secretário geral do COI - Comitê Olímpico Internacional, possibilitou que a ideia se tornasse realidade. Em consequência, foi realizado o Jogos Olímpicos de Verão de 1896, em Atenas (Grécia). O evento desportivo mundial seria, a partir de então, realizado de 4 em 4 anos.
O Barão de Coubertin foi presidente do COI nos Jogos Olímpicos de 1900 e 1904. Mas o evento só alcançou sucesso depois de 1906, quando alcançou a notoriedade que existe até hoje. Após os jogos Olímpicos de Verão de 1924, realizado em Paris, o Barão de Coubertin deixou a presidência da instituição desportiva que comandou por muitos anos.

   
Agenda
Cinema e Vídeo

Essencial Fellini

Cinema da Villa, Espaço Nimas & Cinema Trindade 6 Ago a17 Set

Ver mais eventos
Visitas
52,900,472
>