"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Efemérides

A chegada da família real portuguesa ao Brasil

A 23 de janeiro de 1808, a família real portuguesa chega ao Brasil e desembarca em Salvador

Na comitiva, além do próprio príncipe D. João, de sua mãe e rainha D. Maria I, da princesa Carlota Joaquina e dos filhos do casal, iam cerca de 10 a 15 mil pessoas entre nobres, militares, religiosos e funcionários do governo. A viagem até a América esteve longe de ser tranquila. A maioria da tripulação, acostumada com a vida de luxo, com a fartura e com o conforto, teve que enfrentar uma viagem cheia de contratempos e repleta de dificuldades. 
Logo após a partida a comitiva teve que enfrentar uma forte tempestade que provocou a dispersão da esquadra. Alguns dias depois as embarcações reagruparam-se e avistaram a Ilha da Madeira. Nessa altura vários navios estavam em precárias condições e o desanimo tomou conta da tripulação. Por ordem de D. João os planos foram mudados e parte da comitiva dirigiu-se para Salvador enquanto que a outra parte seguiu diretamente para o Rio de Janeiro. 
Após 54 dias de viagem a esquadra portuguesa chegou ao porto de Salvador.

Obras pictóricas alusivas à presença da corte portuguesa no Brasil


 
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Visitas
54,518,461
>