"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Efemérides

Morte de Pierre de Fredy

A 2 de setembro de 1937 faleceu Pierre de Fredy, Barão de Coubertin, o iniciador dos Jogos Olímpicos da era moderna.

(N. Paris, 1 de janeiro de 1863 – F. Genebra, 2 de setembro de 1937)

"Por que restabeleci os Jogos Olímpicos? Para enobrecer e fortalecer o desporto, para assegurar independência e perenidade ao desporto, para torná-lo apto a preencher o papel educativo que lhe cabe no mundo moderno." - estas são as palavras do homem que criou as Olimpíadas modernas, inspiradas nas Olímpiadas da Grécia antiga.

O Barão de Coubertin idealizou uma competição internacional, no final do século 19, visando reviver os jogos olímpicos da Grécia antiga. O grande mote foi a descoberta das ruínas de Olímpia.
Organizou um evento, o Congresso Internacional, em 1894, para discutir o projeto. Como secretário geral do COI - Comitê Olímpico Internacional, possibilitou que a ideia se tornasse realidade. Em consequência, foi realizado o Jogos Olímpicos de Verão de 1896, em Atenas (Grécia). O evento desportivo mundial seria, a partir de então, realizado de 4 em 4 anos.
O Barão de Coubertin foi presidente do COI nos Jogos Olímpicos de 1900 e 1904. Mas o evento só alcançou sucesso depois de 1906, quando alcançou a notoriedade que existe até hoje. Após os jogos Olímpicos de Verão de 1924, realizado em Paris, o Barão de Coubertin deixou a presidência da instituição desportiva que comandou por muitos anos.

   
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites duplos para a antestreia do filme "2 DUROS DE ROER"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para a antestreia do filme português, com Fernando Rocha e João Seabra, 2 DUROS DE ROER, dia 5 de julho em Lisboa e dia 6 no Porto. Participe e habilite-se a ser um dos felizes contemplados!

Passatempo

Ganhe convites para o concerto de Gurdjieff Ensemble

Em parceria com o Auditório de Espinho, oferecemos convites duplos para o concerto do FIME - Festival Internacional de Música de Espinho, que terá lugar no próximo sábado, dia 2 de julho'22, às 21h30. Participe e habilite-se a ser um dos felizes contemplados!

Visitas
67,814,568