"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Efemérides

Nascimento de João de Deus

A 8 de março de 1830, nasceu o poeta e pedagogo João de Deus.

(São Bartolomeu de Messines, 8 de março de 1830 - Lisboa, 11 de janeiro de 1896)

João de Deus foi um dos maiores vultos da cultura portuguesa do século XIX. O País deve-lhe, nas suas múltiplas facetas de pedagogo, poeta e humanista, as primeiras missões de alfabetização.
Autor da Cartilha Maternal, que deu origem a um método de aprendizagem de grande difusão e mérito. A obra, associada à coerência política, tornaram-no a maior referência pedagógica do século XIX. Antero de Quental, escrevera, referindo-se ao poeta-pedagogo, ser este «o poeta mais original do seu tempo, que fez da sua vida o seu melhor poema». Em 2013, a obra de João de Deus é detentora de 55 centros educativos, entre eles um museu, uma casa-museu e uma Escola Superior de Educação, e multiplica-se em projetos de apoio aos mais desfavorecidos, dando seguimento ao perfil humanista do seu fundador.


Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites duplos para a antestreia do filme "2 DUROS DE ROER"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para a antestreia do filme português, com Fernando Rocha e João Seabra, 2 DUROS DE ROER, dia 5 de julho em Lisboa e dia 6 no Porto. Participe e habilite-se a ser um dos felizes contemplados!

Passatempo

Ganhe convites para o concerto de Gurdjieff Ensemble

Em parceria com o Auditório de Espinho, oferecemos convites duplos para o concerto do FIME - Festival Internacional de Música de Espinho, que terá lugar no próximo sábado, dia 2 de julho'22, às 21h30. Participe e habilite-se a ser um dos felizes contemplados!

Visitas
67,814,644