"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Efemérides

Morte de Albert Schweitzer

A 4 de setembro de 1965 faleceu o médico, filósofo e missionário alemão Albert Schweitzer, que se destacou na luta contra a lepra em África.

(N. Kaysersberg, 14 de janeiro de 1875 — F. Lambaréné, 4 de setembro de 1965) 

Pastor protestante, depois de concluir os estudos de Medicina transferiu-se em 1913 para a África Equatorial Francesa (Gabão), onde construiu, nas margens do rio Ogoué, um hospital para doenças tropicais e a clínica para leprosos Lambaréné, que desenvolvia uma intensa atividade médica e missionária.
Durante a Primeira Guerra Mundial, foi encarcerado pelas tropas francesas e, em 1924, regressou a Lambaréné. Recorrendo a conferências, a concertos de órgão (era um especialista em Bach) e aos dividendos obtidos com seus livros, conseguiu financiar as instalações.
Schweitzer tornou-se uma figura lendária devido à sua atividade solidária.
No campo teológico dedicou-se à investigação sobre a vida de Jesus.
Em 1951 recebeu o Prémio da Paz outorgado pelos livreiros alemães e, em 1952, o Prémio Nobel da Paz.

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para o filme "MELHORES AMIGAS"

Em parceria com a Zero em Comportamento, oferecemos 5 bilhetes duplos para ver o FILME DO MÊS, no próximo dia 10 de dezembro (sábado), pelas 18h00, na Biblioteca de Alcântara.Participe e... boa sorte!

Passatempo

Ganhe convites para o espetáculo VIGNETTE

Em parceria com o Auditório de Espinho, oferecemos convites duplos para o evento que terá lugar no próximo dia 9 de dezembro (sexta-feira), pelas 21h30. Participe e... boa sorte!

Visitas
73,323,494