"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Efemérides

Morte de Albert Schweitzer

A 4 de setembro de 1965 faleceu o médico, filósofo e missionário alemão Albert Schweitzer, que se destacou na luta contra a lepra em África.

(N. Kaysersberg, 14 de janeiro de 1875 — F. Lambaréné, 4 de setembro de 1965) 

Pastor protestante, depois de concluir os estudos de Medicina transferiu-se em 1913 para a África Equatorial Francesa (Gabão), onde construiu, nas margens do rio Ogoué, um hospital para doenças tropicais e a clínica para leprosos Lambaréné, que desenvolvia uma intensa atividade médica e missionária.
Durante a Primeira Guerra Mundial, foi encarcerado pelas tropas francesas e, em 1924, regressou a Lambaréné. Recorrendo a conferências, a concertos de órgão (era um especialista em Bach) e aos dividendos obtidos com seus livros, conseguiu financiar as instalações.
Schweitzer tornou-se uma figura lendária devido à sua atividade solidária.
No campo teológico dedicou-se à investigação sobre a vida de Jesus.
Em 1951 recebeu o Prémio da Paz outorgado pelos livreiros alemães e, em 1952, o Prémio Nobel da Paz.

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

"GARFIELD - Um Musical com Gatitude"

Em parceria com a Yellow Star Company oferecemos convites duplos para o espetáculo musical baseado na banda desenhada original de Jim Davis na Super Bock Arena, no Porto, para a sessão de 13 de dezembro (sábado), às 15h30.

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Vida Privada"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para a antestreia (em Lisboa e Gaia) do thriller psicológico/dramático com elementos de mistério e investigação.Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
116,615,934