"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Efemérides

Nascimento de Carlos Cruz Amarante

A 29 de outubro de 1748, nasceu em Braga o engenheiro e arquiteto Carlos Cruz Amarante.

(Braga, 29 de outubro de 1748 - Porto, 22 de janeiro de 1815)

As suas primeiras obras como arquiteto foram executadas em Braga. Entre elas destacam-se as casas do Dr. Francisco Maciel Aranha e da família Vilhena Coutinho e o presbitério de S. Pedro de Maximinos. Depois da concretização destas obras recebeu encomendas mais exigentes, que rapidamente fizeram de Carlos Amarante um dos principais arquitetos bracarenses do século XVIII. Para o Santuário do Bom Jesus do Monte (1784-1811) traçou, em 1781, o projeto do novo templo, assim como o jardim, as ermidas, a fonte do Terreiro de Moisés e o Escadório das Virtudes. Nestas obras afirmou-se como um arquitecto do Neoclássico, embora noutros projetos tivesse utilizado elementos barrocos e rococós, de que constituem exemplo a fachada da Igreja de Nossa Senhora do Pópulo e o Hospital de S. Marcos, ambos em Braga.

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para o espetáculo "O HOMEM DA AMÁLIA"

O novo projeto da Yellow Star Company, escrito e interpretado por Virgílio Castelo, e encenado por Paulo Sousa Costa, é simultaneamente uma intrigante e uma emocionante “viagem quixotesca” às memórias de um homem que amou perdidamente a estrela maior do Fado Português.Agora em digressão, estará em cena no Coliseu Porto Ageas no próximo dia 6 de novembro e temos 10 convites para oferecer aos nossos leitores... participe e habilite-se!

Passatempo

Ganhe convites para o documentário "À SOLTA NA INTERNET"

Em parceria com a Zero em Comportamento, oferecemos 10 convites duplos para assistir ao chocante documentário de Barbora Chalupová & Vít Klusák, que lança uma luz sobre a questão da exploração online de crianças. Habilite-se e... boa sorte!

Passatempo

Ganha convites para a antestreia do filme "UMA PAIXÃO SIMPLES"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para a antestreia do romance "Uma Paixão Simples" (Passion Simple) de Danielle Arbid baseado na obra de Annie Ernaux. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
62,096,772
>