"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Efemérides

Morte de Sergei Einsenstein

A 11 de fevereiro de 1948 faleceu, em Moscovo, o realizador soviético Sergei Einsenstein.

(N. Riga, 23 de janeiro de 1898 - F. Moscovo, 11 de fevereiro de 1948)

Eisenstein é considerado o mais importante realizador soviético. Relacionado com o movimento vanguardista russo, participou ativamente na Revolução de 1917 e na consolidação do cinema como meio de expressão artística.
A sua obra mais importante, O Couraçado Potemkin (1925), permitiu-lhe ir trabalhar para Hollywood e ser convidado pela MGM, uma importante produtora. Mais tarde, desgostoso por não ver nenhum dos seus projetos ser levado a cabo, resolve voltar para a URSS, onde é chamado para realizar Alexandre Nevski (1938) e onde mais tarde realiza Ivan, O terrível (1944).

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

"Amigas e Rivais" no Capitólio

Em parceria com a EGEAC, oferecemos 10 convites duplos para a sessão do dia 7 de maio (quarta-feira), às 21h00. Participe e habilite-se a ser um dos felizes contemplados!

Passatempo

"Nora Helmer" no Teatro Aberto

Em parceria com o TEATRO ABERTO oferecemos 10 convites duplos para a sessão de dia 9 de maio (sexta-feira), às 21h30. Participe e habilite-se a ser um dos felizes contemplados!

Visitas
106,556,422