"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Efemérides

Dia Mundial dos Oceanos

O dia mundial dos Oceanos foi celebrado pela primeira vez em 1992, com a ECO-91 realizada no Rio de Janeiro, Brasil.

 

O Dia dos Oceanos foi proposto pela primeira vez na Conferência Mundial do Desenvolvimento Sustentável, em 1992, mais conhecida por Rio+20, que decorreu no Rio de Janeiro. Mas foi a partir de 2008, com a Resolução A/RES/63/111, de 5 de dezembro, que a Assembleia Geral das Nações Unidas reconheceu oficialmente o dia 8 de junho como “Dia Mundial dos Oceanos”.

Este reconhecimento oficial reveste uma oportunidade para aumentar a consciência mundial para os desafios que se deparam à comunidade internacional na sua relação com os oceanos.
Desde então, vários países celebram a data mostrando a importância dos oceanos como sendo essenciais à segurança alimentar, à saúde, sobrevivência de qualquer forma de vida, ao clima e como elemento essencial da biosfera. 
A importância dos oceanos para a preservação das espécies e da biosfera é um dos vários factos destacados pelas Nações Unidas, que escolhe todos os anos um tema central para o debate de novas ideias e projetos de preservação e proteção dos oceanos.

Agenda
Ver mais eventos
Visitas
67,757,373