"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Efemérides

Nascimento de Georges Bernanos

A 20 de fevereiro de 1888, nasce o escritor francês Georges Bernanos.

(Paris, 20 de fevereiro de 1888 - Neuilly-sur-Seine, 5 de julho de 1948)

Georges Bernanos foi um escritor e jornalista francês. Era um Católico Romano com inclinações monarquistas, um grande crítico da "burguesia" da sua época, que identificou como tendo um forte sentimento derrotista. Ele acreditava que isso levou à ocupação de França pela Alemanha em 1940 durante a Segunda Guerra Mundial.
Bernanos participou intensamente na vida política francesa: foi soldado de trincheira na Primeira Guerra Mundial e repórter na Guerra Civil Espanhola. Após a derrota da França para os alemães, em 1940, já exilado no Brasil, decide apoiar a ação da França Livre por meio de uma série de artigos de jornal, onde se posiciona contra o regime de Vichy e ao serviço da Resistência francesa.

 


 


Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

"A GRANDE VIAGEM 2: ENTREGA ESPECIAL"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para as antestreias agendadas para 21 de abril (domingo) às 11h00, em Gaia e Lisboa. Participe e habilite-se a ser um dos felizes contemplados!

Passatempo

Ganhe convites duplos para o ciclo de cinema da ANIMar 19

Em parceria com a Solar - Galeria de Arte Cinemática, oferecemos convites duplos para as próximas sessões de cinema da ANIMar 19 no Teatro Municipal de Vila do Conde, onde serão exibidos os filmes "Pesca do Bacalhau", "Å Seile Sin Egen SJØ (Vida Costeira)", "A Extraordinária Aventura do Zéca" e "Até Amanhã, Mário".

Visitas
90,774,335