"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Efemérides

Nascimento de Joly Braga Santos

No dia 14 de maio de 1924 nasceu o compositor português Joly Braga Santos.

(Lisboa, 14 de maio de 1924 - Lisboa, 18 de julho de 1988)

José Manuel Joly Braga Santos foi um compositor de música erudita e maestro português. Durante a sua vida, que terminou quando estava no máximo da sua criatividade, escreveu seis sinfonias.
A música de Joly Braga Santos pode ser vista principalmente como uma fusão dos vários estilos Europeus, particularmente da Europa Ocidental.
Além da vasta obra musical, Braga Santos pertenceu ainda ao Gabinete de Estudos Musicais da Emissora Nacional, foi Director da Orquestra Sinfónica do Porto, Maestro Assistente e de Captação da Orquestra Sinfónica da RDP, professor de Composição do Conservatório Nacional de Lisboa, crítico e articulista, entre outros do Diário de Notícias, e fundou ainda a Juventude Musical Portuguesa.
Eleito pela UNESCO como um dos 10 melhores compositores da música contemporânea de então, Joly Braga Santos disse de si próprio, parafraseando Stravinsky, "Não me considero compositor, mas sim inventor de música."
O seu espólio musical encontra-se, desde 16 de fevereiro de 2009, na Biblioteca Nacional de Portugal.

 

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Visitas
54,518,449
>