"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Efemérides

Morte de Bento de Jesus Caraça

No dia 25 de junho de 1948 faleceu Bento de Jesus Caraça - professor, escritor, político e fundador da Biblioteca Cosmos.

Vila Viçosa, 18 de abril de 1901 — Lisboa, 25 de junho de 1948

Matemático, escritor e político Bento de Jesus Caraça. Foi um dos maiores vultos da intelectualidade portuguesa. Ilústre matemático e antifascista, fundador da Universidade Popular Portuguesa e da Biblioteca Cosmos, direcionou toda a sua atividade intelectual e cívica para a cultura integral do índividuo.
Impulsionou os estudos de Econometria em Portugal, criou o Centro de Estudos de Matemáticas Aplicadas à Economia e fundou a “Gazeta da Matemática”. Publicou vários estudos até à sua mais notável obra, “Conceitos Fundamentais da Matemática”, publicada pela pioneira Biblioteca Cosmos, que fundou em 1941. A criação do Estado Novo levou-o a intensificar a atividade política. Lutou pela liberdade e a democracia.
Nunca abdicou dos seus ideais. Foi um semeador de Cultura e Cidadania.
Faleceu no dia 25 de junho de 1948.
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para o filme "MELHORES AMIGAS"

Em parceria com a Zero em Comportamento, oferecemos 5 bilhetes duplos para ver o FILME DO MÊS, no próximo dia 10 de dezembro (sábado), pelas 18h00, na Biblioteca de Alcântara.Participe e... boa sorte!

Passatempo

Ganhe convites para o espetáculo VIGNETTE

Em parceria com o Auditório de Espinho, oferecemos convites duplos para o evento que terá lugar no próximo dia 9 de dezembro (sexta-feira), pelas 21h30. Participe e... boa sorte!

Visitas
73,322,784