"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Efemérides

Morte de Jacob Burckhardt

A 8 de agosto de 1897, faleceu o filósofo e historiador suíço Jacob Burckhardt.

(Basileia, 25 de maio de 1818 - Basileia, 8 de agosto de 1897)

Jacob Christoph Burckhardt foi um filósofo e historiador da arte suíço. Foi professor de História da Arte na Universidade de Basileia e na Universidade de Zurique. Escreveu importantes obras nas áreas da história cultural e história da arte.
Jacob Burckhard era filho de um clérigo protestante de uma das mais respeitadas família da cidade de Basileia, na Suíça. Educado na excelente escola de gramática da região, Burckhardt seguiu os seus estudos na área das humanidades, demonstrando especial apreço pela cultura grega. Embora no início da sua carreira o autor tenha seguido uma perspetiva romântica, no final, as suas ideias religiosas revelaram a sua inspiração clássica, que veio a moldar o seu conceito de história. A sua obra A cultura do renascimento na Itália, publicada em 1860, é considerada ainda hoje uma das obras clássicas na área da história cultural.


Agenda
Ver mais eventos
Visitas
67,691,704