"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Efemérides

Morte de Salvatore Quasimodo

A 14 de junho de1968, faleceu o escritor italiano Salvatore Quasimodo.

(Módica, 20 de agosto de 1901 - Amalfi, 14 de junho de 1968)

Salvatore Quasimodo foi um poeta italiano, figura destacada do hermetismo.
Formado em Matemática e Engenharia, deixou a poesia para as horas vagas. Só em 1938, é que deixou a carreira de engenheiro civil para se dedicar exclusivamente à arte da escrita, tendo ocupado, a partir de então, o cargo de editor da revista semanal italiana Tempo. Três anos mais tarde, passou a dirigir o Departamento de Literatura Italiana do Conservatório Giuseppe Verdi, em Milão. Integrou a Letteratura, revista oficial do movimento hermético – derivação do estilo nascido com o simbolismo francês e representado por nomes como Mallarmé e Valéry – do qual, em Itália, participaram nomes como Eugenio Montale de Giuseppe Ungaretti.
Recebeu o Prémio Nobel de Literatura 1959.

  

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

"A GRANDE VIAGEM 2: ENTREGA ESPECIAL"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para as antestreias agendadas para 21 de abril (domingo) às 11h00, em Gaia e Lisboa. Participe e habilite-se a ser um dos felizes contemplados!

Passatempo

Ganhe convites duplos para o ciclo de cinema da ANIMar 19

Em parceria com a Solar - Galeria de Arte Cinemática, oferecemos convites duplos para as próximas sessões de cinema da ANIMar 19 no Teatro Municipal de Vila do Conde, onde serão exibidos os filmes "Pesca do Bacalhau", "Å Seile Sin Egen SJØ (Vida Costeira)", "A Extraordinária Aventura do Zéca" e "Até Amanhã, Mário".

Visitas
90,772,106